Lagartos Anolis das Grandes Antilhas: Usando a filogenia para testar hipóteses
Esta lição foi criada por Jennifer (Johnson) Collins com base no artigo "Os lagartos de Darwin", de Jonathan B. Losos e Kevin de Queiroz na revista Natural History, 12/971/98
Material para os professores
- Os objetivos desta aula são ensinar os alunos a:
- 1) Identificar padrões em dados biológicos, tais como caracteres morfológicos (características físicas), habitat e distribuição geográfica.
- 2) Formar múltiplas hipóteses evolutivas para explicar os padrões que observam.
- 3) Testar as suas hipóteses usando uma árvore filogenética/cladograma.
- Vocabulário: distribuição, especiação, árvore filogenética, evolução
- Pré-requisitos: Antes de iniciar esta lição, os alunos devem:
- Compreender que as árvores filogenéticas (cladogramas) são hipóteses de como um conjunto de organismos estão relacionados uns com os outros.
- Ser capazes de ler uma árvore filogenética (cladograma).
- Compreender que a evolução é a mudança através do tempo. As mudanças ocorrem por meio da herança de características ao longo de muitas gerações.
- Materiais:
- Para alunos
- Questões para alunos
- Mapa das Grandes Antilhas para os alunos (ampliado para A3)
- Imagens dos lagartos [pdf] (esta é a versão a preto e branco)
- Tabela de dados dos Lagartos Anolis
- Árvore filogenética dos Lagartos Anolis [pdf] (isto é uma HIPÓTESE de relações baseada em moléculas
- Lápis ou canetas de cor
- Cola ou fita adesiva (porta-durex no Brasil)
- Tesoura
- Várias imagens e informação acerca dos Lagartos Anolis.
- Opcional: "Darwins Lizards" (em inglês), de Jonathan B. Losos e Kevin de Queiroz na revista Natural History, 12/97-1/98.
- Tempo: 7090 minutos
- Grupos: 24 alunos
- Procedimento:
- 1) Distribua todos os materiais, EXCETO a árvore filogenética dos Lagartos Anolis. Distribua qualquer informação adicional sobre os lagartos Anolis.
- 2) Leia a introdução e a Parte I das Instruções para Alunos em voz alta. Mostre aos alunos fotos dos lagartos e um mapa das ilhas a partir de um globo ou atlas. Discuta onde as ilhas estão localizadas. Peça aos alunos que encontrem o seu mapa. Explique que as grandes árvores que veem representam os habitats onde os lagartos vivem, e é aí que eles acabarão por registar os seus dados. Ao colorir as ilhas, os alunos devem escolher uma cor diferente para cada ilha. Os alunos devem responder às questões 1 e 2 antes de começar a Parte II.
- 3) Leia a Parte II das Instruções para Alunos. Peça aos alunos para olharem atentamente para a tabela de dados e as imagens de lagartos. Eles devem ser capazes de identificar e compreender as diferentes formas do corpo, habitats e ilhas, para que possam responder às perguntas 34. Antes de os alunos colorirem os seus lagartos certifique-se que eles entendem que eles devem selecionar uma cor diferente para representar cada tipo de corpo. Depois de eles cortarem cada lagarto, devem colocá-lo na ilha correta e no sítio certo na árvore. Eles devem completar as perguntas 59. Encoraje os alunos a desenvolver múltiplas hipóteses para os padrões que veem. Os estudantes podem precisar de ajuda adicional para completar esta tarefa. É muito útil que os alunos compartilhem as suas respostas a estas perguntas antes de passar para a Parte III.
- 4) Leia a Parte III das Instruções para Alunos com os alunos. Antes de iniciar esta secção, pode ser útil ter uma discussão em turma sobre o que poderiam ser possíveis árvores filogenéticas que iriam apoiar diferentes hipóteses (ver Possíveis Hipóteses de Árvore Filogenética [pdf]). Você poderia começar por discutir o tipo de padrão filogenético que apoiaria a hipótese de que todos os lagartos na mesma ilha estão mais estreitamente relacionados entre si contra a hipótese de que todos os lagartos com a mesma morfologia estão mais estreitamente relacionados. Quando os alunos estiverem prontos, distribua a árvore filogenética do lagarto Anolis. Os alunos devem colorir a árvore filogenética de acordo com as instruções, e depois olhar muito atentamente para os padrões que aparecem. Os alunos devem responder as questões restantes, e em seguida devem compartilhar as suas descobertas com a turma.
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