Aulas Saber Ciência Comparando rochas

Autora: Sharon Janulaw, The University of California Museum of Paleontology, Berkeley

Resumo: Os alunos observam e classificam amostras de rochas e minerais para identificar e comparar as propriedades físicas. Registo das observações nos Cadernos de Ciência.

Conceitos:

Nível de Ensino: Pré-Escolar e 1.º ciclo (1.º e 2.º anos)

Materiais (por grupo):

Preparação prévia: Distribua pelos grupos os seguintes materiais: rochas e minerais, prato de papel ou recipiente num saco.

Tempo: 30 minutos

Organização: em grupo e toda a turma

Vocabulário: Rocha, mineral, propriedades, lupa

Informação de Apoio: Uma rocha, natural é um agregado sólido constituído por minerais. Existem inúmeros tipos de rochas que resultam de combinações de minerais diferentes. Por exemplo, o granito é uma rocha que contém quartzo, mica e feldspato. O quartzo, mica, ou feldspato são minerais. Como no granito os minerais são bem visíveis (ao contrário de muitas outras rochas), este é um excelente objeto de estudo para os geólogos principiantes.

Sugestões: Convirá que os alunos já estejam habituados a trabalhar em grupo. Certifique-se que existem rochas e minerais em quantidade suficiente (e se possível ainda algumas extra) para cada aluno poder explorar sem ter que esperar que o colega termine a observação.

Realização da Atividade:

    Toda a turma
  1. Mostre uma das rochas e um dos minerais e pergunte aos alunos o que sabem sobre eles (não os identifique como sendo uma rocha ou um mineral). Registe as ideias dos alunos.
  2. Informe os alunos:
  3. Divida os alunos em grupos ou pares e assegure-se que têm os Cadernos de Ciência e um lápis. Escolha um aluno em cada grupo como o responsável pelos materiais. Esse aluno deverá ir buscar para o seu grupo o recipiente com as rochas, minerais e a lupa.
    Atividades nos grupos
  1. Peça aos alunos para observar, registar, observar com lupa, registar detalhes sobre cada item. Diga aos alunos para escreverem nos Cadernos de Ciência todas as perguntas que surgirem.
  2. Quando os grupos terminarem as tarefas de observação e registo, convide-os a encontrar categorias para agrupar os itens. As categorias devem ser identificadas por comum acordo, com base nas observações. Informe-os que no final cada grupo irá comunicar à turma o seu raciocínio para chegar às categorias.
    Recapitulação com todo o grupo
  1. Peça aos alunos para dizerem o que observaram e registaram sobre os itens (rochas e minerais), bem como as semelhanças e diferenças identificadas.
  2. Peça a cada grupo que explique como encontrou as categorias. Explique aos alunos que estavam a usar as propriedades dos itens quando os agruparam em categorias. Será interessante perguntar aos alunos que propriedades é que usaram.
  3. Diga aos alunos que cada item é rotulado como rocha ou mineral. Mostre uma rocha (granito) e um mineral (quartzo) e peça aos alunos para compararem as suas propriedades. Pode dizer-lhes que as rochas são constituídas por mais de um tipo de mineral.
  4. Peça aos alunos para compartilharem todas as perguntas que a atividade lhes suscitou e que registaram nos Cadernos de Ciência.

Apreciação dos resultados: Convide os alunos a escrever ou desenhar o que aprenderam acerca de rochas e minerais. A professora poderá recorrer a um diagrama de Venn para comparar as propriedades das rochas e dos minerais.

 
Uma aula Saber Ciência
© 2010 The University of California Museum of Paleontology, Berkeley, and The Regents of the University of California