Aulas Saber Ciência Observando o movimento de animais

Autora: Sharon Janulaw, The University of California Museum of Paleontology, Berkeley

Resumo: Os alunos irão identificar a forma como os animais se movem, bem como as partes do corpo utilizadas para se moverem, através da observação de animais, do seu corpo, e dos seus movimentos.

Conceitos:

Nível de Ensino: Pré-Escolar e 1.º ciclo (1.º e 2.º anos)

Materiais:

Preparação prévia: Se você vai levar os alunos a observar os animais no exterior da escola, encontre um lugar onde existam animais para observar antes de sair com os alunos. Planeie os limites da área em que você quer ter os seus alunos a observar. Se você vai ter os alunos a observar os animais dentro da sala de aula, coloque os animais em diferentes áreas da sala para que os alunos tenham espaço suficiente para os observar.

Tempo: 30 minutos

Organização: em grupo e toda a turma

Vocabulário: partes do corpo, pernas, asas, cauda, barbatanas

Informação de Apoio: Os animais que andam ou correm podem ter qualquer número par de pernas, de zero (por exemplo, cobras) até centenas (por exemplo, centopeias). Alguns animais, como as aves, muitos insetos, e morcegos, são capazes de se locomover tanto com as patas como com as suas asas. Alguns animais que vivem na água nadam com barbatanas (por exemplo, os peixes), barbatanas (por exemplo, os golfinhos), enquanto outros, como os pinguins, parecem voar debaixo de água com as suas asas. Nem todos os animais aquáticos nadam. Alguns caminham com as pernas (por exemplo, lagostas e caranguejos), outros em pequenos pés tubulares (por exemplo, estrelas do mar e ouriços), e alguns deslizam, como as lesmas do mar e os caracóis. Há, aparentemente, uma infinidade de diferentes formas que os animais podem usar para ir de um lugar para outro.

Sugestões: Pode ser mais fácil para os alunos mais jovens ficar dentro da sala de aula para observar os animais. Eles podem não encontrar animais no exterior para observar, ou porque os animais não estão disponíveis ou porque os alunos se distraem com o que está a acontecer lá fora. Lojas de animais podem estar dispostas a emprestar animais, como uma aranha, um hamster, ou um lagarto por um dia. Grilos, minhocas vermelhas, e guppies para alimentação geralmente podem ser comprados a um preço razoável. Você também pode ser capaz de encontrar uma aranha, um caracol, ou uma lesma nalgum jardim. Forneça alimentos e água aos animais, se os for manter num recipiente por mais de um dia. Quando os alunos estão a observar animais, lembre-os de que os cientistas que observam animais ficam muito quietos para não perturbar ou assustar os animais que estão observando.

Realização da Atividade:

    Toda a turma
  1. Peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre como os animais se movem. Anote as suas ideias num mapa circular ou num gráfico.
  2. Diga aos alunos que eles vão olhar para os animais e observar como eles se movem. Eles vão registar nos seus Cadernos de Ciência que animal observam, como o animal se move, e que partes do corpo é que ele usa para se mover. Desenhe e escreva um exemplo no quadro para mostrar como registar estas informações. (Você poderia pedir a um aluno para saltar até si e, em seguida, desenhar uma pessoa no quadro, dizer a palavra "saltar", e desenhar uma seta a apontar para as pernas.)
    Pequenos grupos
  1. Se levar os alunos para o exterior, eles devem levar os seus Cadernos de Ciência, lápis, e formar uma fila. Quando saírem, mostre-lhes os limites da área em que eles devem ficar. Lembre-lhes que eles podem olhar para o chão, ou então para o céu. Eles podem movimentar-se dentro dos limites enquanto procuram animais cujos movimentos vão observar. Lembre-lhes que eles vão desenhar o animal e registar como ele se movimenta e as partes do corpo que o animal utilizou para se mover.
    Se os alunos vão observar os animais dentro da sala de aula, divida os alunos em pequenos grupos, e diga a cada grupo que animal é que eles vão observar em primeiro lugar e como é que eles vão passar de animal para animal. Peça aos alunos para pegarem nos seus Cadernos de Ciência e num lápis, e para irem até à área em que eles vão observar o seu primeiro animal. Lembre-lhes que eles vão desenhar o animal e registar como ele se movimentou, e quais as partes do corpo que o animal utilizou para se mover.
    Após cerca de cinco minutos dê a cada grupo instruções para irem para o próximo animal que vão observar.
  2. Continue até que os alunos tenham observado e registado informações sobre todos os animais na sala de aula, ou até que os alunos tenham tido tempo suficiente no exterior para observar e registar informações sobre os animais.
    Recapitulação com todo o grupo
  1. Peça aos alunos que digam o que notaram e registaram sobre os animais que eles observaram.
  2. Peça aos alunos que escolham um animal e que digam como ele se movimentou, e quais as partes do corpo que usou para se mover dessa forma.
  3. Peça aos alunos para conversarem com os seus vizinhos sobre o que é semelhante e o que é diferente nos animais que eles observaram. Pergunte aos alunos quais as semelhanças e diferenças que eles notaram. Você pode pedir aos alunos para pensarem sobre como agrupar os animais que observaram, em que grupos os iriam colocar, e quais animais pertencem a cada grupo. Os alunos podem compartilhar a razão pela qual um animal pertence ao grupo em que foi colocado.
  4. Pergunte aos alunos se eles têm alguma dúvida acerca dos animais, as suas formas de se moverem, ou quais as partes do corpo que eles usaram para se mover.

Apreciação dos resultados: Peça aos alunos para escreverem ou desenharem o que aprenderam sobre como os animais se movem.

 
Uma aula Saber Ciência
© 2010 The University of California Museum of Paleontology, Berkeley, and The Regents of the University of California