UCMP Lessons  

Xenosmilus

Autor/Adaptador: Al Janulaw, The University of California Museum of Paleontology, Berkeley

Resumo: Nesta aula, os alunos desempenham o papel de paleontólogos numa escavação. Eles desenterram alguns fósseis de cada vez, e tentam reconstruir o animal que os fósseis representam.

Conceitos da aula:

Gama de níveis: 5–12

Materiais:

Preparação Prévia:

— Corte a Folha de Fósseis e coloque um conjunto de fósseis em cada envelope. Deixe um pedaço de papel branco em volta de cada fóssil para facilitar o corte.
— Faça uma cópia da Folha de Trabalho Xenosmilus para cada aluno.
— Reproduza e agrafe cópias do Manual de Recursos de Esqueletos.

Tempo: Um período letivo

Grupos: Três ou quatro alunos

Informação para os professores:

Os "fósseis" são baseados no Xenosmilus hodsonae, um felino de dois metros de comprimento que viveu no que hoje é a Flórida, entre 1,7 e 1,0 milhão de anos atrás. O Xenosmilus era um pouco semelhante ao tigre de dentes de sabre mais familiar, Smilodon, encontrado nos poços de piche de La Brea do Sul da Califórnia. Ele tinha dentes caninos longos, um corpo robusto e patas dianteiras muito poderosas, que podem ter sido especializadas para caçar animais de grande porte.

Recursos para os professores: Uma busca na net por Xenosmilus, Homotherium ou Smilodon produz resultados abundantes.

Dicas para o ensino:

O entusiasmo dos alunos vai depender em grande parte do seu entusiasmo na apresentação. Garanta-lhes que eles estão a trabalhar com réplicas de fósseis reais e a trabalhar da maneira que os paleontólogos realmente trabalham.

Se você quiser realizar esta atividade novamente no futuro, assegure-se que os estudantes colocam os fósseis de volta nos envelopes depois de terminarem.

A Folha de Trabalho Xenosmilus é adequada para alunos do 6º ao 12º ano. Os professores de crianças mais jovens podem querer preparar perguntas mais apropriadas, como "O que é que achas que isto era?" e "Como é que consegues descobrir?".

Vocabulário: fóssil, esqueleto

Procedimento:

  1. Distribua os envelopes com fósseis e as folhas de trabalho.
  2. Conte esta história à turma (com instruções entre parêntesis).
  3. O guião:

    Você e os seus colegas paleontólogos estão numa escavação de fósseis na Flórida, em agosto deste ano. Vocês tiveram que percorrer cinco quilómetros de pântano transportando pás, picaretas, e outros equipamentos de escavação. Depois tiveram que voltar para a estrada para levar as vossas tendas e outros suprimentos para o vosso acampamento. Na primeira noite vocês planeiam a escavação. Uma pessoa vai cavar a lama, outra vai procurar fósseis na lama recolhida, e a terceira pessoa vai ficar de vigia a jacarés.

    Na manhã seguinte, a equipa acorda cedo e começa a cavar. Após várias horas de escavar lama, esmagando mosquitos e suando, vocês têm sorte. Muita sorte. A vossa equipa descobre quatro fósseis e retorna ao acampamento com eles.

    Sem olhar para dentro do envelope, retirem aleatoriamente quatro fósseis e coloquem-nos sobre a mesa. Estes são os fósseis que encontraram, depois de limpos. Agora que é de noite e vocês estão de volta ao acampamento, organizem os fósseis de modo a fazerem tanto sentido quanto possível. Escrevam nas vossas Folhas de Trabalho o que pensam que o animal poderia ser.

    (Dê tempo aos alunos para manipularem os fósseis, refletirem e registarem as suas hipóteses. Instrua os alunos para não observarem o funcionamento dos outros grupos.)

    Na segunda manhã a sua equipa levanta-se ainda mais cedo, animados com a possibilidade de encontrar fósseis mais interessantes. No entanto, neste dia o vosso veículo todo-o-terreno fica preso na lama e vocês têm que o libertar durante uma violenta tempestade. A vossa equipa finalmente chega ao local de escavação ao meio-dia e, lutando contra o calor e humidade, consegue desenterrar mais três fósseis. Vocês retornam ao acampamento exaustos.

    Mais uma vez, sem olhar para dentro do envelope, retirem três fósseis. Usem os minutos seguintes para organizar os novos fósseis em conjunto com os do dia anterior. Registem nas vossas Folhas de Trabalho o que é que acham agora que os animais são.

    (Dê alguns minutos para esta tarefa.)

    A terceira manhã amanhece brilhante e bonita, com o tipo de nascer do sol que só acontece na Flórida no verão. Os tordos cantam, as cigarras zumbem. A equipa dirige-se para o que deve ser o seu último dia de escavação nesta temporada. No local, um crocodilo passa, dando pouca atenção aos estranhos animais que estão a trabalhar na lama. Após várias horas de escavação, a equipa descobre mais três ossos. Isso perfaz um total de dez em três dias. A equipa tapa o buraco que fez ao longo dos dias, marca cuidadosamente a sua localização no mapa, e volta para o campo pela última vez. Durante a última noite no acampamento a equipa junta os seus dez fósseis.

    Mais uma vez, sem olhar para dentro do envelope, retirem mais três fósseis. Coloquem-nos em cima da mesa com os outros e vejam o que têm. Anotem o que vocês agora pensam que seja..

    Logo pela manhã seguinte, a equipa faz as malas e volta para o Museu de Paleontologia. Ao chegar ao Museu descobrem que outras equipas também fizeram expedições bem sucedidas neste verão e estão dispostas a compartilhar os seus resultados.

    Andem pela sala e vejam o que outros grupos fizeram com os seus fósseis. Discutam os vossos resultados com eles e perguntem acerca dos resultados deles. (Dê alguns minutos para isso.) Agora, com esta informação adicional, escrevam o que é que vocês acham que o fóssil é.

    Depois de trocarem ideias com outros cientistas, a sua equipa vai à biblioteca consultar um Manual de Recursos de Esqueletos, que tem desenhos de esqueletos de animais vivos.

    (Distribua os Manuais de Recursos de Esqueletos.)

    Vejam o Manual de Recursos de Esqueletos. Comparem os vossos fósseis com os esqueletos no livro. Registem a vossa ideia final sobre o que acham que o fóssil é. Respondam a todas as perguntas na Folha de Trabalho e voltem a meter os fósseis no envelope.

  4. Recolha todos os envelopes de fósseis e os Manuais de Recursos de Esqueletos.
  5. Faça com que cada equipa partilhe com toda a turma o que é que decidiu que o fóssil é. Pergunte qual foi a evidência que levou à sua hipótese final.
  6. Perguntar se há um consenso geral sobre o que é que o animal poderia ter sido. Se não há uma resposta final clara, pergunte o que é que eles poderiam fazer para a obter.
  7. Permita que os alunos pesquisem a internet, usem livros, visitem a biblioteca, ou pesquisem o tema em casa.

Extensões:

Use a excelente atividade, A Grande Descoberta Fóssil, que está no site da ENSI (em inglês). A versão ENSI desta lição é um pouco mais desafiadora do que a atividade proposta acima, e pode deixar os alunos um pouco incertos acerca da identidade dos fósseis — que é como os cientistas passam uma grande parte do seu tempo.

Agradecimentos:

Adaptado de The Great Fossil Find no site da ENSI (em inglês): www.indiana.edu/~ensiweb/lessons/gr.fs.fd.html.

Versão de 24 de Maio de 2004

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