Explore uma representação interativa de como a ciência se processa. Página original em inglês Home Glossário pesquisa home Compreender a Ciência Para professores Biblioteca de recursos
Conheça os seus alunos: A natureza do aluno do 6º ao 8º ano

O objetivo desta página é a de ajudar a relacionar o que se sabe sobre o desenvolvimento cognitivo dos alunos com o que você quer que eles entendam sobre conceitos de ciência e da natureza da ciência. Utilize esta breve descrição, combinada com o seu conhecimento sobre os seus alunos, para o guiar na tomada de decisões de ensino apropriadas ao ano que ensina.

Os alunos do 6º, 7º e 8º ano, abrangendo aproximadamente as idades de 11 a 13 anos, variam enormemente nos seus níveis de maturidade. Tem sido dito que os estudantes destes anos estão interessados em absolutamente tudo… por meia hora. Para além dos três primeiros anos de vida, este é o período em que os jovens se transformam mais rapidamente. Entram no 6º ano como crianças e saem do 8º como jovens adultos.

Alunos do 6º ano, com a exceção de alguns alunos mais maduros, podem parecer e agir como crianças. Eles ainda olham para o professor como fonte de conhecimento e como o seu líder inquestionável.

Os alunos do 7º ano tipicamente entram no que pode ser o momento mais desorientador da vida. Eles descobriram a sexualidade, mas ainda lidam com a maioria das coisas como crianças. Disputas e bisbilhotices assumem grandes proporções, e estes alunos não toleram a imperfeição em nada nem ninguém.

Os alunos do oitavo ano estão geralmente no processo de aceitar a sua idade adulta emergente, e são muito mais maduros do que alunos do 6º ou 7º ano. Muitos deles compreendem e apreciam a ironia e sagacidade adulta. Embora não sejam crianças e queiram a independência, muitas vezes eles preferem ter orientação de adultos do que assumir toda a responsabilidade.


anterior
A sala dos professores do 6º ao 8º ano
seguinte
Implicações para o ensino


Texto modificado de Making Connections: A Guide to Implementing Science Standards © California Science Teachers Association. 1999. Todos os direitos reservados.

Versão pedagógica
Esta página segue a divisão de níveis de ensino norte-americana. Se é de Portugal ou do Brasil, pode preferir ver a versão para o sistema de ensino PT/BR.
Salas dos professores
13-Univ 9-12 6-8 3-5 K-2

Recursos P-16


Guia do Saber Ciência


Quadro conceptual


Ferramentas didáticas


Dicas e estratégias


Como o Saber Ciência está a ser usado


Corrigindo equívocos


Equívocos acerca de ensinar


Investigação em educação


Brevemente!



Home | Acerca | Copyright | Créditos e Colaboradores | Contactos