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Começando: Dicas para o professor

O início do ano letivo ou de um período oferece uma oportunidade para envolver os alunos em atividades que ajudam a explicitar a natureza e o processo da ciência. Este também é um bom momento para considerar as abordagens e práticas gerais que irá usar para reforçar esses conceitos chave ao longo do ano. Para não incentivar o desenvolvimento de equívocos, você vai querer rever equívocos comuns dos alunos sobre a natureza e o processo da ciência, bem como como equívocos comuns acerca do ensino destes tópicos. Comece revendo as dicas em baixo e continue para as páginas seguinte para aceder a exemplos de atividades iniciais.

  • Familiarize-se com o Fluxograma da Ciência. Ele contém informação de base útil para si, o professor e facilitador. Identifique os principais componentes do fluxograma que são mais adequados para os seus alunos. Ao nível P-2, você provavelmente vai-se concentrar mais em componentes dentro das áreas de Exploração e descoberta e Análise pela comunidade e feedback — mas, no 2º ano, pode começar a abordar elementos de Testando ideias, à medida que ajuda os alunos a ver como as suas observações podem ser usadas para construir explicações e responder a perguntas. No nível P-2, você tem a oportunidade de estabelecer bases importantes para a compreensão pelos seus alunos da natureza e do processo da ciência: cative a sua curiosidade e expanda as suas capacidades de fazer observações, fazer perguntas e comunicar o que observaram uns aos outros.

  • No Fluxograma da Ciência para o nível P-2 em baixo, a linguagem e a ênfase foram modificados para esse nível. O fluxograma pode fornecer um guia para que você possa identificar as capacidades que deseja explicitar em conjunto com os seus alunos. Lembre-se que nem todas as suas aulas de ciência precisam de incluir todos os componentes do fluxograma, mas onde a oportunidade se apresenta, é importante torná-los explícitos aos seus alunos.

Fluxograma da Ciência para os níveis P-2

  • Ao longo do ano, reforce as mesmas ideias em diversos contextos para que os alunos possam ver a aplicabilidade geral dessas ideias em toda a ciência.

  • Analise e utilize as Dicas e estratégias adicionais no momento de planear as suas aulas para o ano letivo.

  • Mostre desde o início do ano que a ciência é criativa, dinâmica e divertida!

  • Converse com outros professores de ciências no seu departamento, escola ou zona. Como é que eles abordam a natureza e o processo da ciência no seu ensino? Tente coordenar os esforços para que os alunos recebam uma mensagem consistente e reforçada.


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Implicação para a compreensão da natureza da ciência
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Exemplos de atividades iniciais


Versão pedagógica
Esta página segue a divisão de níveis de ensino norte-americana. Se é de Portugal ou do Brasil, pode preferir ver a versão para o sistema de ensino PT/BR.
Salas dos professores
13-Univ 9-12 6-8 3-5 P-2

Recursos P-16


Guia do Saber Ciência


Quadro conceptual


Ferramentas didáticas


Dicas e estratégias


Como o Saber Ciência está a ser usado


Corrigindo equívocos


Equívocos acerca de ensinar


Investigação em educação


Brevemente!



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