A mosca do AmazonasAutora: Judy Scotchmoor, The University of California Museum of Paleontology, Berkeley |
Resumo: Esta curta atividade rapidamente envolve os participantes no processo da ciência. Eles desenvolvem múltiplas hipóteses para explicar um conjunto de observações e descobrir como testar essas hipóteses.
Conceitos da aula:
Gama de níveis: 7 and up
Materiais: nenhum
Preparação Prévia: nenhuma
Tempo: 1015 minutos
Grupos: Apropriado para discussão em grupo alargado
Informação para os professores:
Os cientistas raramente seguem um método científico rígido. No entanto, é verdade que fazem perguntas com base num conjunto de observações. Colocam então múltiplas hipóteses para responder a essa pergunta. Cada uma dessas hipóteses é então testada, e retida ou eliminada com base nos resultados dos testes.
Vocabulário: Hipótese
Procedimento:
Filbert Abercrombie era, e talvez ainda seja, um biólogo de Oxford. A sua pesquisa era sobre a distribuição da flora e da fauna na Bacia do Rio Amazonas. A parte que mais gostava do seu trabalho era que, todos os anos, ele precisava passar meses a explorar e mapear algumas das partes mais remotas da Bacia, seguindo alguns dos mais pequenos rios afluentes. O afastamento da área e a exploração eram realmente apelativos para ele, satisfazendo o seu sentido de aventura e curiosidade, e ao mesmo tempo dando-lhe uma certa sensação de paz. Só havia uma coisa que o incomodava... a imensidão de pequenas moscas que o importunavam constantemente, entrando nos seus olhos, nariz e boca. Isso o deixava louco!Um dia, Filbert estava a trabalhar quando de repente percebeu que já não estava espantando as pequenas moscas traquinas. Não havia moscas ao redor! Ele ficou, obviamente, muito contente, mas ele também queria saber porquê. Ele era muito curioso. Então ele sentou-se e olhou ao redor, olhou para suas anotações e tentou pensar em todas as possíveis explicações para a falta de moscas naquela área.
Então vamos ver o que é que vocês são capazes de pensar...
Ótimo! Vamos então ver ... (selecione uma das hipóteses) ... o que poderia Filbert fazer para testar essa hipótese?
Home | What's new | About UCMP | History of Life | Collections | Subway