UCMP Lessons  

A mosca do Amazonas

Autora: Judy Scotchmoor, The University of California Museum of Paleontology, Berkeley

Resumo: Esta curta atividade rapidamente envolve os participantes no processo da ciência. Eles desenvolvem múltiplas hipóteses para explicar um conjunto de observações e descobrir como testar essas hipóteses.

Conceitos da aula:

Gama de níveis: 7 and up

Materiais: nenhum

Preparação Prévia: nenhuma

Tempo: 10–15 minutos

Grupos: Apropriado para discussão em grupo alargado

Informação para os professores:

Os cientistas raramente seguem um método científico rígido. No entanto, é verdade que fazem perguntas com base num conjunto de observações. Colocam então múltiplas hipóteses para responder a essa pergunta. Cada uma dessas hipóteses é então testada, e retida ou eliminada com base nos resultados dos testes.

Vocabulário: Hipótese

Procedimento:

  1. Conte a seguinte história. (Apenas os nomes do indivíduo e da instituição foram alterados. A história é verdadeira.)
    Filbert Abercrombie era, e talvez ainda seja, um biólogo de Oxford. A sua pesquisa era sobre a distribuição da flora e da fauna na Bacia do Rio Amazonas. A parte que mais gostava do seu trabalho era que, todos os anos, ele precisava passar meses a explorar e mapear algumas das partes mais remotas da Bacia, seguindo alguns dos mais pequenos rios afluentes. O afastamento da área e a exploração eram realmente apelativos para ele, satisfazendo o seu sentido de aventura e curiosidade, e ao mesmo tempo dando-lhe uma certa sensação de paz. Só havia uma coisa que o incomodava... a imensidão de pequenas moscas que o importunavam constantemente, entrando nos seus olhos, nariz e boca. Isso o deixava louco!

    Um dia, Filbert estava a trabalhar quando de repente percebeu que já não estava espantando as pequenas moscas traquinas. Não havia moscas ao redor! Ele ficou, obviamente, muito contente, mas ele também queria saber porquê. Ele era muito curioso. Então ele sentou-se e olhou ao redor, olhou para suas anotações e tentou pensar em todas as possíveis explicações para a falta de moscas naquela área.

    Então vamos ver o que é que vocês são capazes de pensar...

  2. Faça com que os alunos sugiram hipóteses possíveis para as moscas estarem ausentes. Continue até que você tenha uma lista de pelo menos cerca de 10.

    Ótimo! Vamos então ver ... (selecione uma das hipóteses) ... o que poderia Filbert fazer para testar essa hipótese?
  3. Após uma discussão sobre as ideias dos alunos, simplesmente siga em frente! Eles vão querer saber qual é a resposta. É bastante divertido fazê-los esperar até muito mais tarde — eventualmente mesmo até ao final do dia.

  4. Resposta: Naquele local particular, o nível da água tinha subido de tal forma que as plantas, que normalmente estavam acima da linha de água, ficaram submersas. As folhas submersas produziram uma substância química que libertaram para a água, atuando como um pesticida natural!

Versão de 31 de Novembro de 2003

Home  |   What's new  |   About UCMP  |   History of Life  |   Collections  |   Subway

Copyright symbol