Dino-DadosAutores: Judy Scotchmoor e Al Janulaw, The University of California Museum of Paleontology, Berkeley |
Resumo:Nesta aula é apresentado um conjunto de dados sobre dinossauros aos alunos, e é-lhes pedido para formularem hipóteses sobre o que os dados nos podem dizer. Os alunos modificarm as suas hipóteses à medida que mais informação é revelada.
Conceitos da aula:
Gama de níveis: 68
Materiais:
Preparação antes da aula:
Copie os cartões Dino-Dados #1 e #2. Um para cada grupo de alunos. Plastifique-os para uso futuro, se quiser.
Copie e corte separadamente os 14 pontos de Dino-Dados. Coloque-os em envelopes, um para cada grupo. Também podem ser plastificados.
Tempo: Quatro aulas
Grupos: Três ou quatro alunos, e toda a turma
Informação para os professores:
Parte I (para usar nos passos 112 do Procedimento)
Através do trabalho de Jack Horner e outros cientistas, sabe-se que vários dinossauros diferentes viveram ao mesmo tempo (cerca de 80 milhões de anos atrás), em Montana, nos EUA. Três destes dinossauros eram: Orodromeus (corredor de montanha), um comedor de plantas rápido; Troödon (dentes que ferem), um pequeno mas feroz predador (carnívoro); e Maiasaura (lagarto boa mãe), um herbívoro maior. Há boa evidência fóssil para mostrar que todos os três punham ovos em ninhos. Os locais de nidificação incluíam duas ilhas cercadas por um lago alcalino pouco fundo. O ambiente naquela época tinha vulcões e algumas montanhas a oeste (não as Montanhas Rochosas, que estavam ainda em processo de elevação) e para o leste, um mar interior que dividia a América do Norte de norte a sul.Parte II (para usar nos passos 1315 do Procedimento)
Ao longo de treze anos, a evidência encontrada por Horner e seus colegas confirmou que havia dois tipos de ninhos encontrados nesta localidade e que pertenciam a dois dinossauros diferentes. Evidência esquelética e embrionária apoiava a hipótese de que um tipo de ninho pertencia ao dinossauro Maiasauro. Uma abundância de esqueletos Orodromeus e a raridade dos ossos Troödon na Montanha Egg apoiava a hipótese de que o segundo tipo de ninhos era de Orodromeus. E quando restos embrionários foram descobertos numa ninhada de ovos num local de escavação em Egg Island, estudos preliminares sugeriram que estes provavelmente eram de Orodromeus. No entanto, houve duas descobertas que levariam à falsificação desta hipótese.
- Em 1993, David Varricchio descobriu a extremidade traseira de um esqueleto adulto de Troödon em cima do que se pensava ser uma ninhada de ovos Orodromeus.
- Em 1995, Mark Norell e outros publicaram um artigo sobre um esqueleto de outro dinossauro, Oviraptor, da Mongólia. Este esqueleto foi encontrado de cócoras sobre o que se assumiu ser um ninho de Protoceratops devido aos inúmeros esqueletos de Protoceratops na área. No entanto, verificou-se que um dos ovos continha um embrião de Oviraptor, derrubando assim a hipótese anterior. O mais provável é que o Oviraptor estava sentado em cima dos seus próprios ovos, e não alimentando-se dos ovos de outro!
Como o Oviraptor estava agachado em posição muito semelhante à do Troödon encontrado por Varricchio, os embriões da Egg Island foram preparados para serem mais bem estudados. O exame revelou que os embriões eram de fato Troödon, falsificando a hipótese antiga que considerava que o Orodromeus era responsável pela camada de ovos.
Assim, se os ninhos eram de Troödon, por que estavam presentes tantos ossos de Orodromeus? A hipótese atual é que Troödon arrastou as carcaças de Orodromeus para a área de nidificação para os seus filhotes se alimentarem.
Referência (em inglês): Horner, J.H. 2002. Evidence of dinosaur social behavior, pp. 7178. In Scotchmoor, J., D. Springer, B. Breithaupt, and A. Fiorillo (eds). Dinosaurs: the Science Behind the Stories. American Geological Institute.
Explore estes links para informações adicionais sobre os temas abordados nesta lição (em inglês):
Dicas para o ensino:
Pesquisa prévia na internet e em livros sobre o trabalho de Jack Horner irá prepará-lo para enriquecer a aula com pequenas histórias e para responder às perguntas dos alunos.
Vocabulário: Orodromeus, Maiasauro, Troödon, horizonte, ossificado, cartilagem, esmalte.
Procedimento:
Dia 1
Dia 2
Dia 3
Dia 4
Extensões:
Leis Maia: A Dinosaur Grows Up (em inglês) de Jack Horner e James Gorman. Peça aos alunos para compararem as suas hipóteses com as apresentadas no livro.
Peça aos alunos para repararem no uso de pássaros modernos nos Dino-Dados. Fazer comparações com organismos vivos é uma ferramenta útil para os cientistas que trabalham com o passado. Os alunos conseguem pensar noutros exemplos?
Os alunos conseguem pensar em quaisquer possíveis experiências para testar as suas hipóteses? Por exemplo, poderia ser proveitoso considerar manadas de grandes animais herbívoros de hoje em dia. Será que eles migram?
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