Aulas Saber Ciência Uma introdução ao Fluxograma da Ciência para alunos do ensino secundário

Autores: Deb Farkas, Stan Hitomi, Judy Scotchmoor, The University of California Museum of Paleontology, Berkeley

Resumo: Os alunos começam com uma atividade introdutória simples que lhes apresenta o processo da ciência. A turma discute se estiveram ou não a "fazer" ciência. Os alunos leem depois uma história sobre o geocientista Walter Alvarez, e identificam frases dentro da história que indicam que Alvarez estava a fazer ciência (alternativamente, você pode usar uma história da área da biologia sobre a descoberta da estrutura do ADN ou uma história do campo da química e das ciências atmosféricas sobre a descoberta de que os CFCs destroem a camada de ozono). O Fluxograma da Ciências é apresentado aos alunos, e é-lhes pedido para traçarem o percurso científico de Walter Alvarez. Os alunos descobrem que a ciência raramente é uma história linear, mas, ao invés, envolve questões não respondidas, saltos surpreendentes, reinterpretação de dados, e desenvolvimentos inesperados.

Conceitos:

Nível de Ensino: 9-16

Materiais:

Tempo: 90 minutos, de preferência seguidos

Organização: Pares, e discussão em grupo alargado

Sugestões:

Realização da Atividade:

  1. Peça aos alunos para responderem à pergunta "O que é a ciência?", escrevendo as suas respostas num cartão A6. Os cartões devem então ser guardados.
  2. Os alunos participam numa atividade introdutória, tal como Tubos misteriosos, Caixas mistério (em inglês), ou o Laboratório de cheques (em inglês). No final da atividade, pergunte aos alunos: vocês estavam a fazer ciência? Incentive a discussão antes de prosseguir.
  3. Selecione a versão apropriada da história de Walter Alvarez (ver Dicas e estratégias) para os seus alunos, peça aos alunos para lerem Asteroides e dinossauros: reviravoltas inesperadas e uma história inacabada.
  4. Discuta: Estava Alvarez a fazer ciência? Como é que vocês sabem?
  5. Diga aos alunos: Com um parceiro, revejam e destaquem todas as palavras ou frases que indicam que Alvarez estava a fazer ciência. Por exemplo, poderiam começar por destacar "à procura de verificação independente."
  6. Distribua a versão simples do Fluxograma da Ciência (ver Dicas e estratégias). Explique aos alunos que esta é uma maneira de descrever o processo da ciência. Discuta brevemente as primeiras impressões dos alunos. Peça aos alunos para identificar pelo menos uma coisa que tenham destacado na história de Alvarez que possa caber em Exploração e Descoberta. Repita o procedimento para Testando Ideias, Análise pela Comunidade e Feedback, e Benefícios e Resultados.
  7. Note aos alunos que eles destacaram um grande número de frases da história e que, obviamente, a ciência é bastante complexa. Retire o Fluxograma da Ciência da mica, e revele a versão mais complexa, ou distribua uma cópia do Fluxograma da Ciência complexo a cada aluno. Reveja cada secção com os alunos.
  8. Agora, voltemos à história de Walter Alvarez. Damos uma volta à sala e listamos todas as coisas que os alunos destacaram. Eu começo. A primeira coisa que eu vi foi: "à procura de verificação independente." Coloque o número 1 na margem da sua folha com a história nesse ponto. Também podemos colocar os destaques no quadro à medida que os alunos os dizem. Ordenamo-los na ordem em que eles ocorrem na história. Nota: Continue ao redor da sala e enumere os pontos no quadro e nas suas folhas, por ordem. A ideia é manter os pontos ordenados para que possa dizer aos alunos que se alguém não reparou nalguma coisa, não se deve preocupar. Obviamente que nem todos os alunos destacaram as mesmas coisas.
  9. Peça aos alunos para colocar cada um dos números no círculo correto. Você pode querer começar. Por exemplo, você pode colocar o ponto #1 em Análise pela Comunidade e Feedback. Faça com que os alunos compreendam que outras pessoas poderiam interpretar isso de forma diferente e colocar noutro círculo.
  10. Uma vez que aos alunos tenham colocado todos os números onde eles acham que eles pertencem, eles têm de ligar os pontos. O caminho resultante reflete a jornada científica de Walter Alvarez. Pergunte aos alunos se todos os percursos foram iguais. Por que não?
    Você acha que o percurso de todos os cientistas seria o mesmo? Por que não?
  11. Se os alunos usaram a versão mais completa da história de Alvarez (saberciencia.ist.utl.pt/aulas/pdfs/alvarez_woflow.pdf),você pode querer pedir-lhes para continuarem, comparando o caminho que eles traçaram com o caminho traçado nesta versão da história (saberciencia.ist.utl.pt/aulas/pdfs/alvarez_wflow.pdf). Saliente que não existe um caminho único "correto" na ciência, ou uma única maneira "correta" de traçar um percurso. No entanto, pode ser esclarecedor para eles ver como outra pessoa traçou a mesma história.

Reflexão: Discuta com os seus alunos como isto difere do Método Científico que tendemos a ver na maioria dos livros de estudo.
Considere a possibilidade de os alunos traçarem os seus percursos a partir da atividade introdutória inicial.

Extensão (opcional): Peça aos alunos para regressarem às suas definições originais de ciência. Será que eles agora alterariam a definição? Discuta.

 
Uma aula Saber Ciência
© 2010 The University of California Museum of Paleontology, Berkeley, and The Regents of the University of California