Aulas Saber Ciência Viajando por líquidos variados

Autora: Sharon Janulaw, The University of California Museum of Paleontology, Berkeley

Resumo: Os alunos irão observar e registar o que acontece quando manipulam garrafas que contêm um líquido e um objeto. Eles vão comparar garrafas que têm um objeto e líquidos diferentes. Eles vão observar e registar o que acontece quando manipulam garrafas contendo um líquido e mais de um objeto.

Conceitos:

Nível de Ensino: Pré-Escolar e 1.º ciclo (1.º e 2.º anos)

Materiais: Cada grupo de seis alunos vai precisar de:

Preparação prévia: Prepare as garrafas para cada grupo, preenchendo seis garrafas com quantidades iguais de água (cerca de dois copos) e seis garrafas com a mesma quantidade de xarope de glucose (cerca de dois copos). Coloque os objetos (parafuso, prego e clipe) em garrafas de modo a que haja um parafuso numa garrafa com água e numa garrafa com o xarope de glucose, um prego numa garrafa com água e numa garrafa com o xarope de glucose, e um clipe numa garrafa com água e numa garrafa de xarope de glucose. De seguida, coloque um parafuso e um prego numa garrafa de água e numa garrafa de xarope de glucose, um parafuso e um clipe numa garrafa com água e numa garrafa com o xarope de glucose, e um prego e um clipe numa garrafa com água e numa garrafa com xarope de glucose. Para cada garrafa, aperte a tampa firmemente.

Se possível, leia os Cadernos de Ciência dos alunos para preparar materiais para as investigações que irão responder às perguntas que os alunos fizeram.

Tempo: 40 minutos

Organização: em grupo e toda a turma

Informação de Apoio: Quando os objetos são colocados na garrafa, ou quando as garrafas são viradas de cabeça para baixo, os objetos irão mover-se para o fundo das garrafas. A gravidade faz com que os objetos nas garrafas "caiam". O líquido através do qual ele está a cair influencia a velocidade com que um objeto cai. Quanto mais pegajoso, ou mais viscoso, é o líquido em que um objeto está a cair, mais lentamente o objeto vai cair. Os objetos vão cair mais lentamente através do xarope, porque é o líquido mais viscoso utilizado nesta atividade. Como a água tem muito pouca viscosidade, os objetos usados nesta atividade vão cair rapidamente através dela.

Sugestões: Esta aula desenvolve o que os alunos aprenderam em Explorando o comportamento dos líquidos (saberciencia.ist.utl.pt/aulas/comportamento-dos-liquidos.html).

Não utilize garrafas de plástico com bicos ou pontas para beber na tampa. É muito difícil fazer com que essas tampas não tenham fugas. Antes de fazer esta atividade com os alunos, verifique que os objetos selecionados afundam nos líquidos. Se os parafusos não são galvanizados, eles vão enferrujar na água depois de algumas semanas, portanto você deve substituir os parafusos e trocar a água com frequência.

Realização da Atividade:

    Todo o grupo
  1. Organize uma discussão em grupo sobre o que nós aprendemos acerca de xarope e água (Explorando o comportamento dos líquidos). Os alunos podem procurar nos seus Cadernos de Ciência para os ajudar a lembrar. Peça-lhes que compartilhem quaisquer dúvidas que tiverem. Se possível, diga-lhes quais os materiais que eles podem usar para investigar, para responder às perguntas que tinham.
  2. Diga aos alunos que eles irão trabalhar em pequenos grupos e que vão usar garrafas cheias com um líquido, água ou xarope de glucose, com um objeto lá dentro. Mostre-lhes uma das garrafas, segurando-a sem a manipular de forma alguma. Pergunte-lhes o que eles pensam que poderiam fazer com a garrafa. Peça-lhes para pensarem sobre o que vai acontecer quando eles fizerem o que sugeriram. Peça-lhes para desenharem ou escreverem o que eles esperam que aconteça nos seus Cadernos de Ciências. Mostre cada garrafa, e peça aos alunos para registarem quaisquer dúvidas que tenham sobre o que vai acontecer.
    Pequenos grupos
  1. Os alunos podem trabalhar em grupos de seis. Diga-lhes que cada um terá a oportunidade de investigar todas as garrafas. Eles devem manter a garrafa que eles estão a usar fechada, e descobrir o máximo possível sobre o que acontece com o líquido e o(s) objeto(s) na garrafa. Peça aos alunos para pensarem sobre o que eles vão fazer quando receberem uma garrafa. Diga aos alunos que você vai colocar uma tigela de xarope de glucose e uma tigela de água em cima da mesa, para que eles possam sentir os líquidos se precisarem de se lembrar como é a sensação de lhes tocar.
  2. Coloque uma garrafa sobre a mesa em frente a cada aluno e, antes que eles lhe peguem, peça-lhes para dizerem o que eles vão fazer com a garrafa e o que eles acham que vai acontecer. Peça aos alunos para realizarem as suas investigações e observarem o que acontece. Relembre os alunos de manterem as garrafas sobre a mesa, sem tocarem na mesa. Oriente-os de modo a que eles pensem em virar a garrafa de cabeça para baixo, para depois observarem como os objetos se movem. Peça-lhes para registarem as suas observações.
  3. Dê a cada aluno a oportunidade de investigar cada uma das garrafas. Peça-lhes para registarem as suas observações à medida que investigam cada garrafa.
    Recapitulação com todo o grupo
  1. Depois de todos terem participado nas pequenas investigações em grupo, traga toda turma para uma área de discussão. Segure cada uma das garrafas que contêm um objeto, e peça aos alunos para pensarem sobre o que eles fizeram com as garrafas e o que eles descobriram. Eles podem olhar para os seus Cadernos de Ciência para os ajudar a lembrar. Dê aos alunos a oportunidade de compartilhar o que eles fizeram para investigar os líquidos e o objeto, e o que eles observaram. Você pode pedir-lhes para dizerem o que viram e ouviram. Faça-os dizer como se moveu o objeto em cada garrafa, e o que pensam sobre as razões que os fazem mover dessa forma. (Eles devem ser capazes de relacionar a sua explicação com a sensação pegajosa ou não de cada líquido.) Peça-lhes para partilharem a evidência que apoia o seu raciocínio.
  2. Segure cada uma das garrafas que contém dois objetos, e peça aos alunos para pensarem sobre o que fizeram e o que eles descobriram. Eles podem olhar para os seus Cadernos de Ciência para os ajudar a lembrar. Dê aos alunos a oportunidade de compartilhar o que eles fizeram para investigarem os líquidos e os objetos, e o que eles observaram. Pergunte o que eles notaram quando tentaram fazer a mesma coisa repetidamente. Peça-lhes que compartilhem a evidência que apoia o seu pensamento.
  3. Diga aos alunos para escreverem todas as perguntas que têm (ou, no jardim de infância, registe você as perguntas das crianças) nos seus Cadernos de Ciência
  4. Reveja o que eles sabem sobre como os cientistas trabalham, e discuta o que eles fizeram quando estavam a investigar.

Apreciação dos resultados: Diga aos alunos para escrever ou desenhar algo que eles tenham aprendido sobre como os líquidos se comportam, e o que pode acontecer quando objetos diferentes se movem dentro de líquidos. Diga aos alunos para escrever ou desenhar algo que tenham aprendido sobre como os cientistas trabalham e como isso é semelhante à forma como os alunos trabalharam.

Adaptado de "What Will Happen If …. Young Children and the Scientific Method" por Barbara Sprung, Merle Froschi, e Patricia B. Campbell

 
Uma aula Saber Ciência
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