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Comparando rochas |
Autora: Sharon Janulaw, The University of California Museum of Paleontology, Berkeley
Resumo: Os alunos observam e classificam amostras de rochas e minerais para identificar e comparar as propriedades físicas. Registo das observações nos Cadernos de Ciência.
Conceitos:
- Materiais terrestres (rochas sólidas e solos, água e gases da atmosfera).
- Propriedades físicas e químicas de diferentes tipos de rochas.
- O que é o trabalho de um cientista:
- realização de investigações que envolvem observação, exploração e descoberta;
- procura de respostas para perguntas suscitadas pelo mundo natural;
- trabalho em conjunto e partilha de ideias com outros cientistas.
Nível de Ensino: Pré-Escolar e 1.º ciclo (1.º e 2.º anos)
Materiais (por grupo):
- Amostras de rochas (e.g. diorito, granito, pegmatitos, peridotito, arenito)
- Amostras de minerais (e.g. mica, feldspato, quartzo, gesso, horneblenda)
- Sacos, pratos de papel ou outros recipientes para rochas e minerais
- Lupa de mão (uma por grupo / aluno)
- Cadernos de Ciência
- Lápis
Preparação prévia: Distribua pelos grupos os seguintes materiais: rochas e minerais, prato de papel ou recipiente num saco.
Tempo: 30 minutos
Organização: em grupo e toda a turma
Vocabulário: Rocha, mineral, propriedades, lupa
Informação de Apoio: Uma rocha, natural é um agregado sólido constituído por minerais. Existem inúmeros tipos de rochas que resultam de combinações de minerais diferentes. Por exemplo, o granito é uma rocha que contém quartzo, mica e feldspato. O quartzo, mica, ou feldspato são minerais. Como no granito os minerais são bem visíveis (ao contrário de muitas outras rochas), este é um excelente objeto de estudo para os geólogos principiantes.
Sugestões: Convirá que os alunos já estejam habituados a trabalhar em grupo. Certifique-se que existem rochas e minerais em quantidade suficiente (e se possível ainda algumas extra) para cada aluno poder explorar sem ter que esperar que o colega termine a observação.
Realização da Atividade:
Toda a turma
- Mostre uma das rochas e um dos minerais e pergunte aos alunos o que sabem sobre eles (não os identifique como sendo uma rocha ou um mineral). Registe as ideias dos alunos.
- Informe os alunos:
- que vão trabalhar em grupo e que a cada grupo vai ser entregue uma coleção de itens (rochas e minerais) e uma lupa. Peça-lhes para explicarem uns aos outros como se usa uma lupa ou se eles não souberem usá-la, mostre-lhes como o fazer.
- que vão observar um dos itens sem a lupa e desenhá-lo no Caderno de Ciências.
- que irão escrever o que sentem quando tocam e observam cada um dos itens.
- Divida os alunos em grupos ou pares e assegure-se que têm os Cadernos de Ciência e um lápis. Escolha um aluno em cada grupo como o responsável pelos materiais. Esse aluno deverá ir buscar para o seu grupo o recipiente com as rochas, minerais e a lupa.
Atividades nos grupos
- Peça aos alunos para observar, registar, observar com lupa, registar detalhes sobre cada item. Diga aos alunos para escreverem nos Cadernos de Ciência todas as perguntas que surgirem.
- Quando os grupos terminarem as tarefas de observação e registo, convide-os a encontrar categorias para agrupar os itens. As categorias devem ser identificadas por comum acordo, com base nas observações. Informe-os que no final cada grupo irá comunicar à turma o seu raciocínio para chegar às categorias.
Recapitulação com todo o grupo
- Peça aos alunos para dizerem o que observaram e registaram sobre os itens (rochas e minerais), bem como as semelhanças e diferenças identificadas.
- Peça a cada grupo que explique como encontrou as categorias. Explique aos alunos que estavam a usar as propriedades dos itens quando os agruparam em categorias. Será interessante perguntar aos alunos que propriedades é que usaram.
- Diga aos alunos que cada item é rotulado como rocha ou mineral. Mostre uma rocha (granito) e um mineral (quartzo) e peça aos alunos para compararem as suas propriedades. Pode dizer-lhes que as rochas são constituídas por mais de um tipo de mineral.
- Peça aos alunos para compartilharem todas as perguntas que a atividade lhes suscitou e que registaram nos Cadernos de Ciência.
Apreciação dos resultados: Convide os alunos a escrever ou desenhar o que aprenderam acerca de rochas e minerais. A professora poderá recorrer a um diagrama de Venn para comparar as propriedades das rochas e dos minerais.