A estrutura do ADN
  A grande corrida

Em cena, vindos de direções diversas, vieram Wilkins e Franklin, e a seguir, Watson e Crick. Apesar de virem de campos científicos diversos, todos os quatro reconheceram que a compreensão de como as partes de uma molécula de ADN encaixam forneceria informações importantes sobre a forma como a vida funciona. Cada um esperava fazer parte da primeira equipa a resolver o quebra-cabeça. Wilkins e Franklin trabalhavam juntos na Universidade de Londres, enquanto que Crick e Watson eram colaboradores na Universidade de Cambridge — mas eles não eram os únicos cientistas a pensar acerca do ADN. Vários outros grupos também reconheceram que a estrutura tridimensional de ADN podia ser descoberta, e assim a competição era real. Linus Pauling, que iria ganha o prémio Nobel pouco depois e já tinha resolvido uma estrutura molecular complexa encontrada em proteínas, liderou um dos grupos de trabalho para identificar a estrutura do ADN. O número de pessoas a investigar o problema transformou a competição numa corrida. As fronteiras do quebra-cabeças estavam estabelecidas — mas quem seria o primeiro a encaixar todas as peças?
Alguns dos atores mais importantes na descoberta da estrutura do ADN