Explore uma representação interativa de como a ciência se processa. Página original em inglês Home Glossário pesquisa home Compreender a Ciência Para professores Biblioteca de recursos
Asteroides e dinossauros
página 1 de 10
seguinteseguinte
  Asteroides e dinossauros: Reviravoltas inesperadas e uma história inacabada
Hoje em dia, a Tectónica de Placas é um tema tão conhecido que até faz parte dos manuais escolares, mas, na década de 70, esta teoria era considerada ciência de vanguarda. A teoria tinha ganho aceitação apenas 10 anos antes, atraindo muitos cientistas que procuravam abrir novas fronteiras. Walter Alvarez foi um desses cientistas, embora a sua investigação não tivesse obtido um grande reconhecimento. Contudo, uma das suas observações acabaria por levá-lo a si, aos seus colaboradores e à própria ciência num percurso de investigação nas áreas de geologia, química, paleontologia e meteorologia com o intuito de resolver um dos grandes mistérios da história da Terra: O que aconteceu aos dinossauros?

À esquerda, Luís e Walter Alvarez, junto das camadas de rocha (Gubbio, Itália), nas quais foram encontrados vestígios de irídio anormalmente elevados correspondentes ao limite Cretácico-Paleogénico (K-Pg). Seria a evidência de uma supernova antiga ou de um impacto de um asteroide? Estaria relacionado com a extinção dos dinossauros?
À esquerda, Luís e Walter Alvarez, junto das camadas de rocha (Gubbio, Itália), nas quais foram encontrados vestígios de irídio anormalmente elevados correspondentes ao limite Cretácico-Paleogénico (K-Pg). Seria a evidência de uma supernova antiga ou de um impacto de um asteroide? Estaria relacionado com a extinção dos dinossauros?

Este estudo de caso põe em relevo estes aspetos da natureza da ciência:

  • A ciência pode testar hipóteses sobre acontecimentos ocorridos há muito tempo.
  • As ideias científicas têm de ser avaliadas com base em diferentes linhas de evidência.
  • A comunicação entre os diferentes membros da comunidade científica é um elemento chave da ciência.
  • O processo da ciência é não-linear, imprevisível e sempre em evolução.
  • A ciência muitas vezes investiga problemas que exigem a colaboração de cientistas de áreas diferentes.
Toda esta secção está disponível em PDF.

Estão os dinossauros realmente completamente extintos?

Bem, a maioria dos dinossauros está. Mas uma linhagem menos conhecida dos dinossauros sobreviveu à extinção K-T e pode neste momento estar a esvoaçar perto da sua janela: pássaros! Muitas linhas separadas de evidência sugerem que os pássaros modernos são um ramo da árvore genealógica dos dinossauros — eles estão intimamente relacionados com os T. rex — o que tecnicamente faz deles dinossauros. Assim, a "extinção dos dinossauros" na verdade refere-se ao evento de extinção que aconteceu há 65 milhões de anos, que matou todos os dinossauros exceto as aves.

veja também
Ao longo desta história, vamos seguir o caminho através do processo da ciência que os cientistas seguiram na sua investigação. Para rever este processo, visite O verdadeiro processo da ciência.

pontos chave
Use esta história para apresentar os seus alunos ao Fluxograma da Ciência. Veja também a versão desta atividade para o 3º ciclo do ensino básico e para o ensino secundário.




Foto de Luis e Walter Alvarez do Ernest Orlando Lawrence Berkeley National Laboratory; imagem de supernova por cortesia de NASA/Swift/S. Immler; imagem de impacto de asteroide por cortesia de NASA Ames

Home | Acerca | Copyright | Créditos e Colaboradores | Contactos