índiceíndice   Como a ciência funciona
  Como a ciência funciona
O Método Científico é tradicionalmente introduzido no primeiro capítulo dos compêndios escolares de ciência como sendo uma simples receita, para seguir quando se faz investigação científica. Apresentado desta forma, e apesar de realçar vários pontos importantes, o método científico corre o risco de ser visto como sendo demasiado linear e como se fosse uma "receita de cozinha": tire um problema da prateleira, adicione umas observações, misture com algumas questões, polvilhe com uma hipótese, ponha a mistura numa experiência a 350° — e voila, 50 minutos mais tarde pode tirar uma conclusão do forno! Isto poderia funcionar se a ciência fosse como o pudim flan instantâneo, mas a ciência é complexa e não pode ser reduzida a uma sobremesa pré-empacotada.

O método científico como receita

Esta representação linear, passo-a-passo, do processo da ciência é simplista, mas pelo menos numa coisa está certa. Capta a essência da lógica da ciência: o teste de ideias através do uso de evidência. Contudo, esta visão do método científico é tão simplificada e rígida que, na realidade, não é útil para expor com precisão o modo como a ciência funciona no mundo real. Descreve mais exatamente como a ciência é resumida depois de ter sido produzida — em livros e artigos de revistas — do que como a pesquisa científica é realmente realizada.

A visão linear e simplificada do método científico sugere que a investigação científica segue uma fórmula invariável e linear.

Na realidade, os cientistas quando fazem o seu trabalho efetuam múltiplas actividades diferentes, seguindo diversas e variadas sequências. A investigação científica exige frequentemente que se repitam os mesmos passos, tantas vezes quanto as necessárias, de modo a enquadrar novas ideias e informação.

A visão linear e simplificada do método científico sugere que a ciência é feita por cientistas isolados avançando sozinhos ao longo desta sequência de passos.

Na realidade, a ciência depende de interações dentro da comunidade científica. Partes diferentes do processo da ciência podem ser executadas por pessoas diferentes, em alturas diferentes.

A visão linear e simplificada do método científico sugere que a ciência é uma atividade pouco criativa.

Na realidade, o processo da ciência é excitante, dinâmico, e imprevisível. A ciência depende de gente criativa que sabe pensar de maneira diferente!

A visão linear e simplificada do método científico sugere que a ciência chega a conclusões.

Na realidade, as conclusões científicas podem sempre ser revistas se tal for justificado pela existência de nova evidência. A investigação científica é frequentemente uma atividade em evolução, levantando novas questões à medida que outras vão sendo resolvidas.

A seguir, iremos examinar uma representação mais detalhada do processo da ciência. Você pode investigar:

Ou clique em Seguinte para seguir em frente!
Toda esta secção está disponível em PDF.

Imprima um PDF desta página.

O Método Científico, tal como tem sido apresentado em muitos livros escolares, é demasiado simplificado.

equívocos
Equívoco: Existe um único Método Científico, o qual é seguido por todos os cientistas.

Retificação: O Método Científico é uma representação simplificada de um processo que, na realidade, é vibrante, complexo e imprevisível. Leia mais sobre este assunto.