Pense cientificamente!
Você talvez imagine que o pensamento científico é diferente das ferramentas de raciocínio que você normalmente usa — que os cientistas andam por aí com a cabeça cheia de equações através das quais eles veem o mundo. Na realidade, muitos aspetos do pensamento científico são apenas extensões de como que você pensa no seu dia a dia:

• Alguma vez viu algo surpreendente e tentou descobrir como é que aconteceu? Talvez tenha visto um mágico fazer a sua assistente desaparecer de uma caixa e perguntou-se se o truque envolvia um alçapão ….

• Alguma vez procurou mais evidências (por exemplo, procurando uma junção no chão debaixo da caixa)?

• Alguma vez imaginou uma nova explicação para um mistério? Talvez o truque da assistente desaparecida tenha usado um espelho para refletir a imagem de uma parede vazia ….

Estes exemplos podem parecer triviais, mas na verdade eles representam hábitos mentais científicos aplicados a uma situação quotidiana. Os cientistas usam estas formas de pensar para examinar os temas que estudam— sejam esses temas o comportamento humano ou estrelas de neutrões — e você pode usar as mesmas ferramentas na sua própria vida.

Microbiólogos fazendo um teste Uma criança curiosa tenta descobrir algo debaixo de uma pedra
Maneiras científicas de pensar podem ser aplicadas à vida quotidiana.

Quer desenvolver a sua perspetiva científica? Tente aplicar conscientemente os seguintes hábitos mentais ao mundo natural à sua volta:

• Questione o que observa. Como é que a lixívia branqueia as suas roupas? Como é que as abelhas encontram o seu caminho de volta para a colmeia? Qual é a causa das fases da lua?

• Investigue mais. Descubra o que já é conhecido sobre as suas observações. A sua irmã diz que a lixívia retira produtos químicos do tecido, enquanto que o seu livro de química diz que a lixívia quebra as ligações moleculares que fazem com que os produtos químicos sejam coloridos.

• Seja cético. Você já ouviu dizer que as abelhas usam o sol para se orientarem, mas isso faz realmente sentido? O que fariam as abelhas em dias nublados?

• Tente refutar as suas próprias ideias. Veja o outro lado do argumento. Você sempre pensou que as fases da lua eram causadas pela sombra da Terra sobre a lua — mas se isso fosse realmente o caso, então como é que às vezes podemos ver tanto a lua como o sol no céu?

• Procure obter mais evidência. A lixívia funciona melhor nalguns tipos de manchas que noutros? As abelhas saem da colmeia em dias nublados? Existe alguma relação entre a fase da lua e o sítio em que ela aparece no céu à noite?

• Tenha a mente aberta. Mude a sua opinião se a evidência o justifica. Se tudo o que você aprende sobre a lua está em contradição com a ideia de que as fases lunares são causadas pela sombra da Terra, talvez deva desistir dessa ideia e procurar outras explicações.

• Pense criativamente. Tente chegar a explicações alternativas para o que observa. As abelhas talvez usem marcos para voltar para as colmeias, talvez usem o campo magnético da Terra, talvez sigam algum tipo de rasto, ou talvez usem uma combinação de vários métodos de navegação ….

No que toca a responder às perguntas originais, algumas destas estratégias serão seguramente becos sem saída. Irá aprender muito ao segui-las, mas pode ser que não consiga obter respostas sólidas. E se for esse o caso, parabéns — você está realmente a pensar como um cientista! As investigações científicas, como a sua própria exploração, levam muitas vezes a direções inesperadas e não têm um final claro. No entanto, essas formas de pensar iluminam o mundo que nos rodeia de formas que são muitas vezes úteis e sempre fascinantes, revelando os porquês das nossas experiências quotidianas — seja a experiência um passeio por um jardim, uma noite de lua cheia, ou apenas lavar a roupa.

Você pode (e provavelmente já o faz) usar no seu dia a dia formas científicas de pensar.

saber mais
Adotar uma visão científica sobre a vida torna o mundo um lugar interessante — mas num nível mais prático, você também pode usar o conhecimento científico e as formas de pensar científicas para tomar decisões informadas. Para saber mais, visite a página A nível pessoal na nossa secção sobre as aplicações da ciência.

Você pode ajudar os seus alunos a apreciar a emoção das descobertas científicas de várias maneiras — por exemplo, discutindo notícias sobre ciência, investigação recente e interessante, ou os anúncios dos prémios Nobel em ciências. Mas o mais importante é que você seja um modelo do entusiasmo e curiosidade pela ciência que pretende inspirar nos seus alunos. Uma maneira de fazer isso é ter tempo para discutir as perguntas dos seus alunos sobre temas de ciência, mesmo se isso se afastar um pouco do programa. Afinal, os cientistas não limitam a sua curiosidade a temas estritamente definidos pelo seu trabalho anterior.

Foto de microbiolólogos do CDC/ Hsi Liu, Ph.D., MBA, James Gathany/foto por James Gathany; foto de criança a olhar debaixo de uma pedra do photostream do flickr de Dave Bonta ao abrigo desta licença Creative Commons (alterada com permissão)