Aulas Saber Ciência Explorando o comportamento dos líquidos

Autora: Sharon Janulaw, The University of California Museum of Paleontology, Berkeley

Resumo: Os alunos irão receber garrafas com um líquido em cada uma, observam como os líquidos se comportam quando as garrafas são viradas e chocalhadas, e registam as suas observações. Em seguida, ser-lhes-ão dadas garrafas contendo dois dos líquidos, observam como os líquidos se comportam quando as garrafas são viradas e chocalhadas, e registam as suas observações.

Conceitos:

Nível de Ensino: Pré-Escolar e 1.º ciclo (1.º e 2.º anos)

Materiais:

Preparação prévia: Prepare seis garrafas, enchendo dois frascos com água, duas garrafas com óleo vegetal, e duas garrafas com xarope de milho. Prepare as outras seis garrafas, colocando em cada um copo de água com corante, e depois uma chávena de óleo. Para cada garrafa, aperte a tampa firmemente.

Se possível, leia os Cadernos de Ciência dos alunos para preparar materiais para as investigações que irão responder às perguntas que os alunos fizeram.

Tempo: 30 minutos

Organização: em grupo e toda a turma

Vocabulário: óleo vegetal, xarope de milho, mais pesado (mais denso), mais leve (menos denso), concordar, semelhanças, diferenças

Informação de Apoio: Se dois líquidos não se combinam quando são misturados, então os líquidos são insolúveis, ou seja, um líquido não se dissolve no outro. Óleo e água são dois líquidos insolúveis comuns. Líquidos solúveis são aqueles, tais como a água e o xarope de milho, que se combinam quando misturados para formar um líquido, uma solução.

Se dois líquidos insolúveis são combinados numa garrafa, independentemente de quanto eles são agitados, eventualmente o líquido mais pesado (ou denso) irá depositar-se no fundo, e o líquido mais leve (menos denso) irá subir ao topo. Nesta atividade, o óleo é mais leve (menos denso) do que a água.

Quando se agita uma garrafa com dois líquidos insolúveis dentro dela, formam-se três tipos diferentes de bolhas: bolhas de ar a subir para o topo do frasco, bolhas do líquido mais leve também a subir, e bolhas do líquido mais pesado a cair para o fundo da garrafa.

Sugestões: Esta lição desenvolve o que os alunos aprenderam em Explorando líquidos (saberciencia.ist.utl.pt/aulas/explorando-liquidos.html). Não utilize garrafas de plástico com bicos ou pontas para beber na tampa. É muito difícil fazer com que essas tampas não tenham fugas.

Realização da Atividade:

    Todo o grupo
  1. Organize uma discussão em grupo sobre o que nós aprendemos quando usámos os nossos sentidos para investigar líquidos na lição anterior — Explorando líquidos. Os alunos podem procurar nos seus Cadernos de Ciência para os ajudar a lembrar. Peça-lhes que compartilhem quaisquer dúvidas que tiverem.
  2. Diga aos alunos que eles vão examinar mais de perto os três líquidos. Eles vão trabalhar em pequenos grupos e vão usar garrafas cheias de líquidos que têm que ficar fechadas. Eles podem agitar suavemente, virar, e investigar de outras maneiras que se lembrarem para observar como se comportam os líquidos em garrafas fechadas.
    Grupo pequeno
  1. Os alunos podem trabalhar em grupos de seis. Diga-lhes que terão, cada um, uma garrafa com um dos líquidos. Eles devem manter a garrafa fechada e descobrir o máximo possível sobre o líquido na garrafa. Dê a cada aluno uma garrafa e diga aos alunos para observarem o que acontece quando movem a garrafa. Se eles vão agitar a garrafa, faça-os segurar a garrafa com as duas mãos. Peça-lhes para registarem as suas observações. Peça-lhes para registarem o que é que eles acham que o líquido na garrafa é.
  2. Peça para cada aluno passar a sua garrafa à pessoa à sua esquerda. Quando eles têm a sua garrafa seguinte, faça-os investigar o líquido e observar o que acontece quando eles chocalham, viram, abanam (ou qualquer outra coisa que fizerem). Peça-lhes para registarem as suas observações. Peça-lhes para registarem o que é que eles acham que o líquido na garrafa é.
  3. Mais uma vez, peça a cada aluno para passar a sua garrafa à pessoa à sua esquerda. Quando eles têm a sua garrafa seguinte, faça-os investigar o líquido e observar o que acontece quando eles chocalham, viram, abanam (ou qualquer outra coisa que fizerem). Peça-lhes para registarem as suas observações. Peça-lhes para registarem o que é que eles acham que o líquido na garrafa é. Se eles continuarem a passar as garrafas até que tenham observado todas as seis, eles terão observado o mesmo líquido duas vezes. Se houver tempo, pode ser interessante descobrir se eles percebem que já tinham observado cada líquido e se eles fazem as mesmas ou diferentes observações.
  4. Recolha as garrafas. Diga aos alunos que eles vão agora, cada um, ter uma garrafa cheia de dois dos líquidos que têm vindo a investigar, mas um deles foi colorido com corante alimentar, por isso é mais fácil de ver quando estão misturados um com o outro. Diga aos alunos mais velhos para escreverem nos seus Cadernos de Ciência o que é que eles acham que vai acontecer quando dois dos líquidos são colocados na mesma garrafa.
  5. Dê a cada aluno uma garrafa com óleo e água colorida. Diga aos alunos para investigarem o que acontece quando os dois líquidos estão na mesma garrafa. Eles devem registar as suas observações e quaisquer perguntas que tenham. Peça-lhes para observar o que acontece se eles fazem a mesma coisa repetidamente. Se houver tempo, eles poderiam trocar garrafas com outro aluno para procurar semelhanças e diferenças.
    Recapitulação com todo o grupo
  1. Depois de todos terem participado nas pequenas investigações em grupo, traga todo o grupo para uma área de discussão. Segure cada uma das três primeiras garrafas e peça aos alunos para pensarem sobre o que eles fizeram com as garrafas e o que eles descobriram. Eles podem olhar para os seus Cadernos de Ciência para os ajudar a lembrar. Dê aos alunos a oportunidade de compartilhar o que eles fizeram para investigarem os líquidos e garrafas e o que eles observaram. Você pode pedir-lhes para dizerem o que viram e ouviram. Faça-os dizer o que eles acham que é o líquido em cada garrafa, e o que os faz pensar assim (eles devem ser capazes de relacionar a sua explicação com a atividade em que eles usaram os seus sentidos para investigar os líquidos nas taças — Explorando líquidos).
  2. Segure uma garrafa contendo dois líquidos, e peça aos alunos para pensarem sobre o que fizeram e o que eles descobriram. Eles podem olhar para os seus Cadernos de Ciência para os ajudar a lembrar. Dê aos alunos a oportunidade de compartilhar o que eles fizeram para investigarem os líquidos em garrafas e o que eles observaram. Pergunte o que eles notaram quando tentaram fazer a mesma coisa repetidamente. Peça-lhes que compartilhem a evidência que apoia o seu pensamento.
  3. Diga aos alunos para escreverem todas as perguntas que têm (ou, no jardim de infância, registe você as perguntas das crianças) nos seus Cadernos de Ciência.
  4. Conte aos alunos como os cientistas trabalham quando eles estão a investigar uma ideia. (Você pode usar uma história sobre um cientista que encontre nalgum site ou a partir de materiais publicados. Selecione uma história que tenha semelhanças e diferenças nos métodos de investigação facilmente discerníveis em relação ao que os seus os alunos fizeram.) Peça aos alunos para pensarem sobre como eles trabalharam hoje. Peça-lhes para conversarem com o seu vizinho sobre o que é que eles fizeram que os cientistas também fazem, a partir da história que você lhes contou. Faça-os partilhar as suas ideias. Discuta se eles sempre concordaram com os outros ou não, e se eles mudaram as suas ideias enquanto estavam a investigar os líquidos.

Apreciação dos resultados: Diga aos alunos para escrever ou desenhar algo que eles tenham aprendido sobre como os líquidos se comportam, o que pode acontecer quando eles são combinados. Diga aos alunos para escrever ou desenhar algo que tenham aprendido sobre como os cientistas trabalham e como isso é semelhante à forma como os alunos trabalharam.

Extensão: Os alunos podem continuar esta investigação em Viajando por líquidos variados (saberciencia.ist.utl.pt/aulas/liquidos-variados.html).

Adaptado de "What Will Happen If …. Young Children and the Scientific Method" por Barbara Sprung, Merle Froschi, e Patricia B. Campbell

 
Uma aula Saber Ciência
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