Aulas Saber Ciência Explorando líquidos

Autora: Sharon Janulaw, The University of California Museum of Paleontology, Berkeley

Resumo: Os alunos irão utilizar os seus sentidos para investigar e observar três líquidos. Eles vão ver, ouvir, tocar, cheirar e provar, para recolher dados e fazer e responder a perguntas.

Conceitos:

Nível de Ensino: Pré-Escolar e 1.º ciclo (1.º e 2.º anos)

Materiais:

Preparação prévia: Para cada par de alunos, deite uma quantidade igual de água, xarope de glucose e óleo vegetal em três tigelas idênticas.

Tempo: 30 minutos

Organização: Toda a turma e pequenos grupos

Vocabulário: investigar, observar, registar, líquido, evidência

Informação de Apoio: Os líquidos que são usados nesta investigação são o óleo vegetal, xarope de glucose, e água. As principais diferenças entre estes líquidos são:

Sugestões: Embora as diferenças entre líquidos como o óleo e o xarope possam ser aparentes para um adulto, as crianças podem não ser capazes de distinguir facilmente entre eles. Certifique-se que dá tempo suficiente para que as crianças explorem cada líquido.

Realização da Atividade:

    Toda a turma
  1. Diga aos alunos que eles irão trabalhar com um parceiro para investigar, observar e descobrir mais sobre três líquidos. Diga-lhes que você lhes vai dar um líquido de cada vez, e que lhes vai dar instruções sobre o que fazer com os líquidos. Eles devem observar e registar as suas observações. Se tiverem dúvidas, eles devem escrever as suas questões nos seus Cadernos de Ciência para os ajudar a lembrar e, mais tarde, a turma pode investigar como responder às perguntas
    Pequenos grupos
  1. Dê a cada par de alunos uma tigela com água, uma tigela com óleo vegetal, uma tigela com xarope de glucose e uma toalha de papel. Pergunte-lhes o que é que eles notam sobre os líquidos nas tigelas. Discuta e dê exemplos de palavras descritivas que poderiam ser usadas para o que eles veem, cheiram, ouvem, tocam e saboreiam.
  2. Peça-lhes para usarem o seu sentido de visão para olhar para cada uma das tigelas, para partilharem o que veem com os seus parceiros, e registarem nos seus Cadernos de Ciência o que viram.
  3. Peça-lhes para usarem o sentido do olfato para sentir o cheiro do líquido em cada uma das tigelas, para compartilharem o que cheiram com os seus parceiros, e registarem nos seus Cadernos de Ciência o que é que cheiraram.
  4. Peça-lhes para usarem o seu sentido de audição para ouvirem o líquido em cada uma das tigelas. Eles podem agitar a tigela e ouvir, partilhar o que ouviram com os seus parceiros, e registar nos seus Cadernos de Ciência o que ouviram.
  5. Peça-lhes para colocarem a ponta de um dedo num dos líquidos para o sentir. Depois devem compartilhar com o seu parceiro o que sentiram quando tocaram o líquido. Peça aos alunos para saborearem o líquido e para compartilharem o que provam. Peça-lhes para anotarem no seu Caderno de Ciência as suas observações sobre o tato e gosto. Peça aos alunos para limparem o dedo na toalha de papel.
  6. Peça aos alunos para repetirem os passos 3 a 6 com os outros dois líquidos.
    Recapitulação com todo o grupo
  1. Organize uma discussão com todo o grupo depois de todos terem participado das atividades nos grupos pequenos. Faça perguntas como as seguintes:
  2. Peça aos alunos para escreverem todas as perguntas que têm (ou escreva você as perguntas dos alunos do jardim de infância) nos seus Cadernos de Ciência.
  3. Conte aos alunos como os cientistas trabalham quando eles estão a investigar uma ideia. (Você pode usar uma história sobre um cientista que encontre nalgum site ou a partir de materiais publicados. Selecione uma história que tenha semelhanças e diferenças nos métodos de investigação facilmente discerníveis em relação ao que os seus os alunos fizeram.) Peça aos alunos para pensarem sobre como eles trabalharam hoje. Peça-lhes para conversarem com o seu vizinho sobre o que é que eles fizeram que os cientistas também fazem, a partir da história que você lhes contou. Faça-os partilhar as suas ideias. Discuta uma ideia que os alunos tiveram e como é que eles lá chegaram. Que evidência é que eles tinham? Exemplo: Se alguém disse que o xarope era pegajoso, que evidência é que tinham, como é que chegaram a essa conclusão?

Apreciação dos resultados: Diga aos alunos para escrever ou desenhar algo que eles tenham aprendido sobre os líquidos e algo que tenham aprendido sobre como os cientistas trabalham.

Extensão: Os alunos podem continuar esta investigação em Explorando o comportamento dos líquidos (saberciencia.ist.utl.pt/aulas/comportamento-dos-liquidos.html).

Adaptado de "What Will Happen If …. Young Children and the Scientific Method" por Barbara Sprung, Merle Froschi, e Patricia B. Campbell

 
Uma aula Saber Ciência
© 2010 The University of California Museum of Paleontology, Berkeley, and The Regents of the University of California