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Conheça os seus alunos: Natureza do aluno do 3º ao 5º ano

Os alunos do 3º ao 5º ano situam-se normalmente na faixa etária de 8 a 11 anos. Estes são anos de expansividade intelectual. Os alunos transitam de um período em que as operações concretas se estão a solidificar, através de uma fase de dificuldade com abstrações, para uma crescente capacidade de abstrair. Os alunos do 3º, 4º, e 5º anos estão interessados no mundo natural, na forma como as coisas são feitas, e no modo como as coisas funcionam. Durante esses anos, eles também funcionam bem em grupos.

Alunos do 3º ano estão cheios de ideias e gostam de explicar as suas ideias. Eles gostam de trabalhar cooperativamente e ficam absorvidos na atividade em que estão empenhados. O foco principal dos alunos do 3º ano é a descoberta e exploração. Eles são diligentes, cheios de energia, e muitas vezes demonstram curiosidade. Além disso, os alunos do 3º ano geralmente são capazes de raciocinar sobre as conclusões e implicações de investigações científicas simples.

Alunos do 4º ano têm curiosidade intelectual, mas são muitas vezes menos imaginativos do que alunos do 3º ano. Eles relacionam-se mais com o assunto do que com o professor. Alunos do 4º ano procuram explicações para factos, como as coisas funcionam, e porque as coisas acontecem como acontecem. Além disso, a capacidade de lidar com múltiplas variáveis surge neste nível. Esta é uma boa idade para a exploração científica.

Alunos do 5º ano querem ser mantidos interessados e motivados. Eles estão ativamente recetivos à aprendizagem de informação factual, e muitas vezes gostam de memorizar. Talvez porque eles gostam de lógica e gostam de organizar, nesta idade interessam-se particularmente por coleções. Alunos do 5º ano são solucionadores de problemas capazes e têm uma capacidade cada vez maior de abstração. Eles funcionam melhor quando seguem um calendário definido de atividades.


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Texto modificado de Making Connections: A Guide to Implementing Science Standards © California Science Teachers Association. 1999. Todos os direitos reservados.

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