Explore uma representação interativa de como a ciência se processa. Página original em inglês Home Glossário pesquisa home Compreender a Ciência Para professores Biblioteca de recursos

Ensino para EUA
Esta página segue a divisão de níveis de ensino norte-americana. Se é de Portugal ou do Brasil, pode preferir ver a versão para o sistema de ensino PT/BR.

Recursos didáticos

A ciência é um processo inspirador de descoberta que ajuda a satisfazer a curiosidade natural com a qual todos nós nascemos. Infelizmente, o ensino tradicional, que deturpa a ciência como um conjunto de factos a serem memorizados e o processo da ciência como um procedimento rígido de 5 passos, pode enfraquecer o espírito inquisitivo dos alunos.

Os alunos devem sair de nossas salas de aula com uma apreciação positiva do mundo natural — fascinados pelos seus meandros e com vontade de aprender mais. Eles devem ver e valorizar a ciência como um processo multifacetado e flexível para uma melhor compreensão do mundo natural. Esta visão incentiva a aprendizagem ao longo da vida e promove o pensamento crítico sobre os problemas de todos os dias que os alunos enfrentam nas suas vidas. Você pode cultivar estas formas de pensar nos seus alunos através do ensino da ciência que comunica com entusiasmo e precisão a verdadeira natureza da ciência e que incentiva os alunos a questionar como sabemos o que sabemos.

Felizmente, a promoção destes entendimentos não exige reorganizar o currículo. Mudanças simples na abordagem do conteúdo e das atividades podem fazer uma grande diferença na superação de equívocos dos alunos e na construção de visões mais precisas do processo da ciência. Investigação em educação apoia as seguintes estratégias de ensino sobre o empreendimento científico:

  • Seja explícito: os conceitos fundamentais sobre a natureza e o processo da ciência devem ser enfatizados de forma explícita e independente. Atividades de investigação, e estudo da história da ciência, são mais úteis quando os conceitos sobre a natureza da ciência que exemplificam são explicitamente abordados em discussões e interações.

  • Ajude-os a refletir: Durante toda a aprendizagem, os alunos devem ser encorajados a examinar, testar e rever as suas ideias sobre o que é ciência e como ela funciona.

  • Contextualize, repetidamente: conceitos fundamentais sobre a natureza e processo da ciência devem ser revistos em vários contextos ao longo do ano escolar, permitindo aos alunos que vejam como eles se aplicam a situações do mundo real.
Reunimos uma grande variedade de recursos para o ajudar a colocar estas estratégias em ação na sua própria sala de aula. Para começar, visite a Sala de Professores em baixo ou explore os recursos para todos os níveis de ensino listados à direita.

13-Univ 9-12 6-8 3-5 P-2


Versão pedagógica
Esta página segue a divisão de níveis de ensino norte-americana. Se é de Portugal ou do Brasil, pode preferir ver a versão para o sistema de ensino PT/BR.
Salas dos professores
13-Univ 9-12 6-8 3-5 P-2

Recursos P-16


Guia do Compreender a Ciência


Quadro conceptual


Ferramentas didáticas


Dicas e estratégias


Como o Saber Ciência está a ser usado


Corrigindo equívocos


Equívocos acerca de ensinar


Investigação em educação


Brevemente!


Home | Acerca | Copyright | Créditos e Colaboradores | Contactos