Explore uma representação interativa de como a ciência se processa. Página original em inglês Home Glossário pesquisa home Compreender a Ciência Para professores Biblioteca de recursos
Conheça os seus alunos: Natureza do aluno no pré-escolar e na primeira metade do 1º ciclo

O objetivo deste segmento é o de ajudar a relacionar o que se sabe sobre o desenvolvimento cognitivo dos alunos com o que você quer que eles entendam sobre conceitos de ciência e da natureza da ciência. Utilize esta breve descrição, combinada com o seu conhecimento dos seus alunos, para o orientar na tomada de decisões apropriadas ao nível que ensina.

Alunos do pré-escolar até ao 2º ano encontram-se na faixa etária de 5 a 8 anos. Durante esses anos, os alunos desenvolvem pela primeira vez a capacidade de abordar o mundo logicamente. Passam de uma incapacidade de concluir operações mentais envolvendo até as mais simples abstrações, para uma crescente capacidade de utilizar o raciocínio abstrato. Estes alunos têm uma curiosidade natural sobre o mundo e aprendem melhor através da descoberta direta em experiências práticas com materiais manipuláveis que envolvem os cinco sentidos.

O foco principal dos alunos do pré-escolar é agradar ao seu professor. Eles podem ter dificuldades em distinguir entre fantasia e realidade. Alguns podem explicar causa e efeito através da intuição, em vez da lógica.

Os alunos do 1º ano começam a abordar o mundo de forma lógica. Eles estão numa fase de transição entre o pensamento pré-operacional e operações concretas. À medida que esta mudança ocorre, as capacidades dos alunos de raciocinar, compreender causa e efeito no mundo natural, identificar diferenças, compensar as diferenças, e reverter uma ideia através de atividade mental melhoram.

Alunos do 2º ano são pensadores ativos que começam a organizar as suas estruturas mentais internas de novas maneiras. Eles conseguem agora, pela primeira vez, estabelecer categorias espontaneamente. Eles têm uma capacidade cada vez maior de utilizar o raciocínio abstrato, interpretar observações, e gerar expetativas sobre o que vai ocorrer numa situação particular. Alunos do 2º ano mostram um interesse crescente pelo mundo em seu redor — e, portanto, a ciência ganha um novo significado para eles.


anterior
A sala dos professores do pré-escolar ao 2º ano
seguinte
Implicações para o ensino


Texto original modificado de Making Connections: A Guide to Implementing Science Standards © California Science Teachers Association. 1999. Todos os direitos reservados.

Versão pedagógica
Esta página segue a divisão de níveis de ensino norte-americana. Se é de Portugal ou do Brasil, pode preferir ver a versão para o sistema de ensino PT/BR.
Salas dos professores
13-Univ 9-12 6-8 3-5 P-2

Recursos P-16


Guia do Saber Ciência


Quadro conceptual


Ferramentas didáticas


Dicas e estratégias


Como o Saber Ciência está a ser usado


Corrigindo equívocos


Equívocos acerca de ensinar


Investigação em educação


Brevemente!



Home | Acerca | Copyright | Créditos e Colaboradores | Contactos