|
|
Acerca de Saber Ciência
A missão do Saber Ciência é disponibilizar um recurso divertido, acessível e livre que transmite de forma precisa e correta o que a ciência é e como realmente funciona. O desenvolvimento da ciência é excitante, mas a sua natureza dinâmica é frequentemente ignorada em explicações standard. A ciência toca-nos todos os dias, mas as pessoas sentem-se frequentemente desligadas da ciência. A ciência é um empreendimento intensamente humano, mas muitas descrições não transmitem a paixão, curiosidade, e até rivalidades e armadilhas que caracterizam todas as realizações humanas. Saber Ciência dá aos seus visitantes uma visão por dentro sobre os princípios gerais, métodos, e motivações que estão por trás de toda a ciência.
Este projeto tem no seu centro um reengajamento com a ciência que começa com a preparação de professores e termina com uma compreensão do público mais alargada. Os seus objetivos imediatos são: (1) melhorar a compreensão por parte dos professores da natureza do empreendimento científico, (2) fornecer aos professores recursos e estratégias que os incentivem e capacitem a enfatizar a natureza da ciência em todo o seu ensino de ciências, e (3) fornecer aos alunos e ao público em geral uma referência clara e informativa, que retrate com precisão a atividade científica.
A página original Understanding Science foi produzida pelo Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia em Berkeley, em colaboração com um grupo diversificado de cientistas e professores, e foi financiada pela National Science Foundation1 dos Estados Unidos da América. A página Understanding Science foi inicialmente inspirada pelo trabalho no projeto Understanding Evolution, que salientou o facto de que muitos equívocos em relação à teoria da evolução resultam de mal-entendidos sobre a natureza da ciência. Além disso, pesquisa realizada nos EUA indicou que os estudantes e professores em todos os níveis de escolaridade têm uma compreensão inadequada sobre a natureza e o processo da ciência, o que pode ser atribuído a um ensino da ciência como um processo simples e linear. Esta representação falsa e pobre desencoraja os estudantes, desestimula o apoio do público, e pode ajudar a explicar os indícios de que o mundo ocidental está a perder a sua vantagem global na ciência. Mesmo para além das questões económicas, o público tem uma necessidade genuína de avaliar criticamente as representações conflituosas de evidência científica nos meios de comunicação. Para tal, o público necessita de entender os pontos fortes, limitações e métodos básicos da atividade científica. A página Saber Ciência é um importante passo no sentido de suprir esta necessidade.
A tradução para português do Saber Ciência foi realizada pelo Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares do Instituto Superior Técnico e pela APEEGIL - Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, com permissão da Universidade da Califórnia, Berkeley, e foi parcialmente financiada no âmbito do programa Pais com a Ciência do Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
Avaliação
Um grupo independente de pesquisa e avaliação com experiência em ciências da educação, BSCS, efetuou uma avaliação abrangente dos materiais e ferramentas disponibilizados no Understanding Science. A avaliação incluiu um programa de formação com a duração de um ano realizado com base nos materiais da página, concluindo que geram um alto nível de envolvimento por parte dos professores, aumentos significativos da compreensão dos alunos, bem como relatos de um aumento da motivação dos alunos. Leia o relatório da avaliação (em inglês).
Prémio SPORE
A página Understanding Science foi galardoada em Dezembro de 2010 com o Prémio Ciência para Recursos Educativos On-line (SPORE). Este prémio destina-se a encorajar a inovação e a excelência na educação, bem como a encorajar a utilização de recursos on-line de alta qualidade por parte de estudantes, professores, e público em geral. Leia acerca da página Understanding Science na revista Science.
|
|
|