Explore uma representação interativa de como a ciência se processa. Página original em inglês Home Glossário pesquisa home Compreender a Ciência Para professores Biblioteca de recursos
A estrutura do ADN
página 10 de 14
anterioranterior | seguinteseguinte
  Problemas pessoais no trabalho
Frascos contendo as amostras de alta qualidade de ADN que Franklin obteve de Wilkins

Frascos contendo as amostras de alta qualidade de ADN que Franklin obteve de Wilkins.
 
Com Franklin e Gosling recolhendo evidência adicional, e Crick e Watson concentrados na geração de novas hipóteses, o quebra-cabeças do ADN parecia estar perto de ser resolvido. Mas um conflito pessoal em breve iria mudar o curso desta descoberta. A partir do momento em que Franklin começou a trabalhar no laboratório, ela e Wilkins tinham discutido sobre qual deles iria começar a trabalhar em ADN. Inicialmente, o chefe de ambos pediu a Wilkins para entregar o projeto a Franklin — assim Wilkins deu-lhe todas as amostras de ADN de alta qualidade. Mais tarde, ele decidiu que fosse como fosse queria continuar a trabalhar no problema, mas Franklin já tinha começado a trabalhar no projeto e não queria ser posta fora. A tensão resultante deixou ambos infelizes, e logo após a imagem B 51 ter sido feita, Franklin notificou o seu chefe que queria sair do laboratório. Isto deixou Gosling, seu aluno, chateado e sem um supervisor de doutoramento. Assim, Gosling decidiu procurar o conselho de Wilkins — e quando o fez, ele levou um pedaço crítico das evidências com ele: a imagem B 51.

Wilkins tinha estado sempre mais interessado em ADN B, e prestou atenção especial à imagem clara e informativa. Mais tarde, naquele mês, Watson veio a Londres para um outro colóquio. Após a conversa, Wilkins jantou com Watson e mostrou-lhe a bela imagem de ADN B produzida por Franklin. Como Crick tinha ensinado Watson como interpretar os padrões de raios-X produzidos por hélices, Watson reconheceu imediatamente a imagem de uma hélice — que ele há muito sugeria — bem como outras pistas que ajudariam Watson e Crick a juntar todas as peças do quebra-cabeças. Determinado a não cometer o mesmo erro outra vez, Watson pediu a Wilkins mais detalhes, e desta vez, anotou tudo.

peças do puzzle passam de Gosling para Wilkins e Watson

 



Foto dos frascos contendo amostras de ADN © Arquivo King's College

Home | Acerca | Copyright | Créditos e Colaboradores | Contactos