 |
Explorando o comportamento dos líquidos |
Autora: Sharon Janulaw, The University of California Museum of Paleontology, Berkeley
Resumo: Os alunos irão receber garrafas com um líquido em cada uma, observam como os líquidos se comportam quando as garrafas são viradas e chocalhadas, e registam as suas observações. Em seguida, ser-lhes-ão dadas garrafas contendo dois dos líquidos, observam como os líquidos se comportam quando as garrafas são viradas e chocalhadas, e registam as suas observações.
Conceitos:
- Os líquidos têm propriedades observáveis.
- Alguns líquidos combinam-se quando são misturados.
- Alguns líquidos não se combinam quando são misturados.
- Os cientistas colocam questões sobre o mundo natural e abordam-nas.
- Os cientistas observam, exploram e descobrem.
- Os cientistas trabalham juntos e partilham as suas ideias.
- Os cientistas podem rever as suas ideias com base em novas observações.
- Por vezes os cientistas discordam uns dos outros.
Nível de Ensino: Pré-Escolar e 1.º ciclo (1.º e 2.º anos)
Materiais:
- 12 frascos ou garrafas idênticos de plástico transparente ou de vidro com tampas para cada grupo de seis alunos
- Óleo vegetal
- Xarope de glucose (milho)
- Água
- Corante alimentar (de qualquer cor, exceto amarelo)
Preparação prévia: Prepare seis garrafas, enchendo dois frascos com água, duas garrafas com óleo vegetal, e duas garrafas com xarope de milho. Prepare as outras seis garrafas, colocando em cada um copo de água com corante, e depois uma chávena de óleo. Para cada garrafa, aperte a tampa firmemente.
Se possível, leia os Cadernos de Ciência dos alunos para preparar materiais para as investigações que irão responder às perguntas que os alunos fizeram.
Tempo: 30 minutos
Organização: em grupo e toda a turma
Vocabulário: óleo vegetal, xarope de milho, mais pesado (mais denso), mais leve (menos denso), concordar, semelhanças, diferenças
Informação de Apoio: Se dois líquidos não se combinam quando são misturados, então os líquidos são insolúveis, ou seja, um líquido não se dissolve no outro. Óleo e água são dois líquidos insolúveis comuns. Líquidos solúveis são aqueles, tais como a água e o xarope de milho, que se combinam quando misturados para formar um líquido, uma solução.
Se dois líquidos insolúveis são combinados numa garrafa, independentemente de quanto eles são agitados, eventualmente o líquido mais pesado (ou denso) irá depositar-se no fundo, e o líquido mais leve (menos denso) irá subir ao topo. Nesta atividade, o óleo é mais leve (menos denso) do que a água.
Quando se agita uma garrafa com dois líquidos insolúveis dentro dela, formam-se três tipos diferentes de bolhas: bolhas de ar a subir para o topo do frasco, bolhas do líquido mais leve também a subir, e bolhas do líquido mais pesado a cair para o fundo da garrafa.
Sugestões: Esta lição desenvolve o que os alunos aprenderam em Explorando líquidos (saberciencia.ist.utl.pt/aulas/explorando-liquidos.html). Não utilize garrafas de plástico com bicos ou pontas para beber na tampa. É muito difícil fazer com que essas tampas não tenham fugas.
Realização da Atividade:
Todo o grupo
- Organize uma discussão em grupo sobre o que nós aprendemos quando usámos os nossos sentidos para investigar líquidos na lição anterior Explorando líquidos. Os alunos podem procurar nos seus Cadernos de Ciência para os ajudar a lembrar. Peça-lhes que compartilhem quaisquer dúvidas que tiverem.
- Diga aos alunos que eles vão examinar mais de perto os três líquidos. Eles vão trabalhar em pequenos grupos e vão usar garrafas cheias de líquidos que têm que ficar fechadas. Eles podem agitar suavemente, virar, e investigar de outras maneiras que se lembrarem para observar como se comportam os líquidos em garrafas fechadas.
Grupo pequeno
- Os alunos podem trabalhar em grupos de seis. Diga-lhes que terão, cada um, uma garrafa com um dos líquidos. Eles devem manter a garrafa fechada e descobrir o máximo possível sobre o líquido na garrafa. Dê a cada aluno uma garrafa e diga aos alunos para observarem o que acontece quando movem a garrafa. Se eles vão agitar a garrafa, faça-os segurar a garrafa com as duas mãos. Peça-lhes para registarem as suas observações. Peça-lhes para registarem o que é que eles acham que o líquido na garrafa é.
- Peça para cada aluno passar a sua garrafa à pessoa à sua esquerda. Quando eles têm a sua garrafa seguinte, faça-os investigar o líquido e observar o que acontece quando eles chocalham, viram, abanam (ou qualquer outra coisa que fizerem). Peça-lhes para registarem as suas observações. Peça-lhes para registarem o que é que eles acham que o líquido na garrafa é.
- Mais uma vez, peça a cada aluno para passar a sua garrafa à pessoa à sua esquerda. Quando eles têm a sua garrafa seguinte, faça-os investigar o líquido e observar o que acontece quando eles chocalham, viram, abanam (ou qualquer outra coisa que fizerem). Peça-lhes para registarem as suas observações. Peça-lhes para registarem o que é que eles acham que o líquido na garrafa é. Se eles continuarem a passar as garrafas até que tenham observado todas as seis, eles terão observado o mesmo líquido duas vezes. Se houver tempo, pode ser interessante descobrir se eles percebem que já tinham observado cada líquido e se eles fazem as mesmas ou diferentes observações.
- Recolha as garrafas. Diga aos alunos que eles vão agora, cada um, ter uma garrafa cheia de dois dos líquidos que têm vindo a investigar, mas um deles foi colorido com corante alimentar, por isso é mais fácil de ver quando estão misturados um com o outro. Diga aos alunos mais velhos para escreverem nos seus Cadernos de Ciência o que é que eles acham que vai acontecer quando dois dos líquidos são colocados na mesma garrafa.
- Dê a cada aluno uma garrafa com óleo e água colorida. Diga aos alunos para investigarem o que acontece quando os dois líquidos estão na mesma garrafa. Eles devem registar as suas observações e quaisquer perguntas que tenham. Peça-lhes para observar o que acontece se eles fazem a mesma coisa repetidamente. Se houver tempo, eles poderiam trocar garrafas com outro aluno para procurar semelhanças e diferenças.
Recapitulação com todo o grupo
- Depois de todos terem participado nas pequenas investigações em grupo, traga todo o grupo para uma área de discussão. Segure cada uma das três primeiras garrafas e peça aos alunos para pensarem sobre o que eles fizeram com as garrafas e o que eles descobriram. Eles podem olhar para os seus Cadernos de Ciência para os ajudar a lembrar. Dê aos alunos a oportunidade de compartilhar o que eles fizeram para investigarem os líquidos e garrafas e o que eles observaram. Você pode pedir-lhes para dizerem o que viram e ouviram. Faça-os dizer o que eles acham que é o líquido em cada garrafa, e o que os faz pensar assim (eles devem ser capazes de relacionar a sua explicação com a atividade em que eles usaram os seus sentidos para investigar os líquidos nas taças Explorando líquidos).
- Segure uma garrafa contendo dois líquidos, e peça aos alunos para pensarem sobre o que fizeram e o que eles descobriram. Eles podem olhar para os seus Cadernos de Ciência para os ajudar a lembrar. Dê aos alunos a oportunidade de compartilhar o que eles fizeram para investigarem os líquidos em garrafas e o que eles observaram. Pergunte o que eles notaram quando tentaram fazer a mesma coisa repetidamente. Peça-lhes que compartilhem a evidência que apoia o seu pensamento.
- Diga aos alunos para escreverem todas as perguntas que têm (ou, no jardim de infância, registe você as perguntas das crianças) nos seus Cadernos de Ciência.
- Conte aos alunos como os cientistas trabalham quando eles estão a investigar uma ideia.
(Você pode usar uma história sobre um cientista que encontre nalgum site ou a partir de materiais publicados. Selecione uma história que tenha semelhanças e diferenças nos métodos de investigação facilmente discerníveis em relação ao que os seus os alunos fizeram.) Peça aos alunos para pensarem sobre como eles trabalharam hoje. Peça-lhes para conversarem com o seu vizinho sobre o que é que eles fizeram que os cientistas também fazem, a partir da história que você lhes contou. Faça-os partilhar as suas ideias. Discuta se eles sempre concordaram com os outros ou não, e se eles mudaram as suas ideias enquanto estavam a investigar os líquidos.
Apreciação dos resultados: Diga aos alunos para escrever ou desenhar algo que eles tenham aprendido sobre como os líquidos se comportam, o que pode acontecer quando eles são combinados. Diga aos alunos para escrever ou desenhar algo que tenham aprendido sobre como os cientistas trabalham e como isso é semelhante à forma como os alunos trabalharam.
Extensão: Os alunos podem continuar esta investigação em Viajando por líquidos variados (saberciencia.ist.utl.pt/aulas/liquidos-variados.html).