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Explorando líquidos |
Autora: Sharon Janulaw, The University of California Museum of Paleontology, Berkeley
Resumo: Os alunos irão utilizar os seus sentidos para investigar e observar três líquidos. Eles vão ver, ouvir, tocar, cheirar e provar, para recolher dados e fazer e responder a perguntas.
Conceitos:
- Os líquidos têm propriedades observáveis.
- O movimento de um objeto pode ser descrito.
- Os cientistas colocam e respondem a questões sobre o mundo natural.
- Os cientistas observam, exploram e descobrem.
- Os cientistas trabalham em conjunto e partilham as suas ideias.
- Os cientistas podem rever as suas ideias com base em novas observações.
- Por vezes os cientistas discordam entre si.
Nível de Ensino: Pré-Escolar e 1.º ciclo (1.º e 2.º anos)
Materiais:
- Pequenas tigelas (três para cada par de alunos)
- Xarope de glucose (milho)
- Óleo vegetal
- Água
- Rolo de cozinha
- Um Caderno de Ciência para cada aluno
- Papel milimétrico ou quadro branco
Preparação prévia: Para cada par de alunos, deite uma quantidade igual de água, xarope de glucose e óleo vegetal em três tigelas idênticas.
Tempo: 30 minutos
Organização: Toda a turma e pequenos grupos
Vocabulário: investigar, observar, registar, líquido, evidência
Informação de Apoio: Os líquidos que são usados nesta investigação são o óleo vegetal, xarope de glucose, e água. As principais diferenças entre estes líquidos são:
- Densidade: o óleo é o mais leve ou o menos denso; o xarope é o mais pesado ou mais denso.
- Odor: o xarope tem o odor mais forte; normalmente a água tem o odor mais neutro.
- Cor: o xarope de glucose e a água são aproximadamente da mesma cor, o óleo é mais amarelo do que os outros dois.
- Viscosidade (o grau de atrito ou pegajosidade dos líquidos): o xarope é o mais pegajoso enquanto que o óleo é o mais lubrificante.
Sugestões: Embora as diferenças entre líquidos como o óleo e o xarope possam ser aparentes para um adulto, as crianças podem não ser capazes de distinguir facilmente entre eles. Certifique-se que dá tempo suficiente para que as crianças explorem cada líquido.
Realização da Atividade:
Toda a turma
- Diga aos alunos que eles irão trabalhar com um parceiro para investigar, observar e descobrir mais sobre três líquidos. Diga-lhes que você lhes vai dar um líquido de cada vez, e que lhes vai dar instruções sobre o que fazer com os líquidos. Eles devem observar e registar as suas observações. Se tiverem dúvidas, eles devem escrever as suas questões nos seus Cadernos de Ciência para os ajudar a lembrar e, mais tarde, a turma pode investigar como responder às perguntas
Pequenos grupos
- Dê a cada par de alunos uma tigela com água, uma tigela com óleo vegetal, uma tigela com xarope de glucose e uma toalha de papel. Pergunte-lhes o que é que eles notam sobre os líquidos nas tigelas. Discuta e dê exemplos de palavras descritivas que poderiam ser usadas para o que eles veem, cheiram, ouvem, tocam e saboreiam.
- Peça-lhes para usarem o seu sentido de visão para olhar para cada uma das tigelas, para partilharem o que veem com os seus parceiros, e registarem nos seus Cadernos de Ciência o que viram.
- Peça-lhes para usarem o sentido do olfato para sentir o cheiro do líquido em cada uma das tigelas, para compartilharem o que cheiram com os seus parceiros, e registarem nos seus Cadernos de Ciência o que é que cheiraram.
- Peça-lhes para usarem o seu sentido de audição para ouvirem o líquido em cada uma das tigelas. Eles podem agitar a tigela e ouvir, partilhar o que ouviram com os seus parceiros, e registar nos seus Cadernos de Ciência o que ouviram.
- Peça-lhes para colocarem a ponta de um dedo num dos líquidos para o sentir. Depois devem compartilhar com o seu parceiro o que sentiram quando tocaram o líquido. Peça aos alunos para saborearem o líquido e para compartilharem o que provam. Peça-lhes para anotarem no seu Caderno de Ciência as suas observações sobre o tato e gosto. Peça aos alunos para limparem o dedo na toalha de papel.
- Peça aos alunos para repetirem os passos 3 a 6 com os outros dois líquidos.
Recapitulação com todo o grupo
- Organize uma discussão com todo o grupo depois de todos terem participado das atividades nos grupos pequenos. Faça perguntas como as seguintes:
- O que é que observaram sobre os líquidos?
- Partilhem as vossas observações sobre o seu aspeto, cheiro, som, tato e paladar.
- Em que aspetos é que eles se assemelham?
- Quais são as diferenças entre eles?
- Faça com que partilhem a evidência que apoia o seu reciocínio.
- Que perguntas é que têm sobre os líquidos?
- Peça aos alunos para escreverem todas as perguntas que têm (ou escreva você as perguntas dos alunos do jardim de infância) nos seus Cadernos de Ciência.
- Conte aos alunos como os cientistas trabalham quando eles estão a investigar uma ideia.
(Você pode usar uma história sobre um cientista que encontre nalgum site ou a partir de materiais publicados. Selecione uma história que tenha semelhanças e diferenças nos métodos de investigação facilmente discerníveis em relação ao que os seus os alunos fizeram.) Peça aos alunos para pensarem sobre como eles trabalharam hoje. Peça-lhes para conversarem com o seu vizinho sobre o que é que eles fizeram que os cientistas também fazem, a partir da história que você lhes contou. Faça-os partilhar as suas ideias. Discuta uma ideia que os alunos tiveram e como é que eles lá chegaram. Que evidência é que eles tinham? Exemplo: Se alguém disse que o xarope era pegajoso, que evidência é que tinham, como é que chegaram a essa conclusão?
Apreciação dos resultados: Diga aos alunos para escrever ou desenhar algo que eles tenham aprendido sobre os líquidos e algo que tenham aprendido sobre como os cientistas trabalham.
Extensão: Os alunos podem continuar esta investigação em Explorando o comportamento dos líquidos (saberciencia.ist.utl.pt/aulas/comportamento-dos-liquidos.html).