A estrutura do ADN
  Uma abordagem modelo
Modelo molecular moderno

Um tipo de kit de modelagem molecular que está amplamente disponível hoje. O modelo original de Watson e Crick foi feito usando arame e pedaços de metal plano, antes de bons componentes de modelagem molecular se terem tornado acessíveis.

Crick e Watson queriam trabalhar na estrutura do ADN, mas não o podiam fazer usando o método de Wilkins e Franklin — através da difração de raios-X. Primeiro, porque Crick era um amigo de Wilkins e não queria roubar-lhe a ideia. Em segundo lugar, Watson e Crick não tinham as amostras de ADN de alta qualidade necessárias para a difração de raios-X. Mas Watson e Crick tinham outra forma de trabalhar — eles poderiam formar hipóteses sobre a estrutura do ADN através da construção de um modelo físico de como os seus átomos se encaixam.

Linus Pauling com um modelo da estrutura helicoidal exibida em alguns segmentos de proteínas.

Hoje, os modelos com peças como os utilizados por Watson e Crick estão disponíveis na maioria das salas de aula de química — mas em 1951, eles só existiam nos laboratórios mais bem equipados. Na primeira metade do século XX, um trabalho meticuloso de química estabeleceu os tamanhos aproximados de átomos, o número de ligações que formam com outros átomos, e os ângulos em que estas ligações se formam. Os modelos com que Watson e Crick trabalharam incorporaram todas essas informações. A flexibilidade e precisão dos modelos permitiu-lhes experimentar muitas estruturas diferentes e ver rapidamente se eles concordavam com o que se sabia sobre as ligações químicas. Isso fez dos modelos uma boa maneira de formar novas hipóteses sobre a forma da molécula — algo muito pequeno para ser observado diretamente.

Watson e Crick também foram encorajados pelo facto de que Linus Pauling, um químico que estudou a formação das ligações, tinha acabado de usar modelos para descobrir as hélices que fazem parte das estruturas de muitas proteínas. Pauling chegou à solução, começando com os dados de difração de raios X e, em seguida, tomando um atalho através do uso de modelos construídos com bolas e fios de metal. Essa abordagem permitiu-lhe encontrar a solução muito mais rapidamente do que ele poderia ter feito se tivesse usado só dados de raios X. O sucesso de sua abordagem inspirou Watson e Crick a tentar a mesma coisa.

Foto de imagem de modelo molecular cortesia de Dave Barnes, Arbor Cientific (www.arborscientific.com); foto de Pauling com o modelo, cortesia das Coleções Especiais Ava Helen e Linus Pauling Papers, Oregon State University