Explore uma representação interativa de como a ciência se processa. Página original em inglês Home Glossário pesquisa home Compreender a Ciência Para professores Biblioteca de recursos
Endossimbiose
página 9 de 13
anterioranterior | seguinteseguinte
  Os outros organelos
Já analisámos as linhas de evidência que Margulis desenvolveu para testar a sua hipótese, usando as mitocôndrias como exemplo. Mas, claro, Margulis tinha proposto que não tinham sido apenas as mitocôndrias a evoluir a partir de endossimbiontes; ela pensava que os plastídeos e organelos tubulares também tinham evoluído desta forma. No mesmo artigo em que reportou toda a evidência que tinha recolhido acerca das mitocôndrias, também explicou a evidência relevante para os outros organelos. Os plastídeos tiveram resultados ainda mais surpreendentes do que as mitocôndrias. Como se pode ver no gráfico abaixo, todos os resultados obtidos nos testes realizados suportavam a ideia de que os plastídeos tinham evoluído segundo a teoria endossimbiótica.

Os organelos tubulares, no entanto, não tiveram resultados tão bons. Estes organelos são transmitidos à descendência nalguns casos, e não parecia existir nenhum organismo que contivesse precursores destas estruturas, mas a maior parte dos testes foram inconclusivos ou, simplesmente, ainda não tinham sido feitos. Margulis pensava mesmo assim que tinham evoluído via endossimbiose, mas as evidências que apoiavam este ponto de vista não eram muito fortes.

comparação de hipóteses

 




Home | Acerca | Copyright | Créditos e Colaboradores | Contactos