índiceíndice   O que fez a ciência por si recentemente?
  O que fez a ciência por si recentemente?
Muito. Se você acha que a ciência não é muito importante para você, pense novamente. A ciência afeta-nos a todos, todos os dias do ano, desde o momento em que acordamos, durante todo o dia, e durante toda a noite. O seu despertador digital, a previsão do tempo, o asfalto onde você guia, o autocarro em que anda, a sua decisão de comer uma batata assada em vez de batatas fritas, o telemóvel, os antibióticos que tratam a sua garganta, a água limpa que sai da sua torneira, e a luz que você desliga no final do dia, foram todos trazidos até si graças à ciência. O mundo moderno não seria moderno de todo, sem a compreensão e a tecnologia possibilitadas pela ciência.

Estas imagens mostram todas um aspeto particular da ciência, mas uma visão completa da ciência é muito mais do que qualquer exemplo em particular.
A ciência afeta-nos a todos, todos os dias do ano.

Para deixar claro o quão profundamente a ciência está interligada com as nossas vidas, tente imaginar um dia sem progresso científico. Só para começar, sem a ciência moderna, não haveria:

• linhas de alta tensão
    maneira de usar a eletricidade. Desde os estudos de Ben Franklin sobre relâmpagos e estática em 1700, até à primeira bateria de Alessandro Volta, e à descoberta fundamental da relação entre eletricidade e magnetismo, a ciência tem vindo paulatinamente a desenvolver a nossa compreensão da eletricidade, que hoje transporta as nossas vozes através de linhas telefónicas, traz entretenimento às nossas televisões, e mantém as luzes acesas.

• armadura pessoal
    plástico. O primeiro plástico totalmente sintético foi feito por um químico no início de 1900 e, desde então, a química tem desenvolvido uma grande variedade de plásticos adequados a todos os tipos de utilizações, desde parar balas até fazer fio dental mais escorregadio.

• campo de soja
    agricultura moderna. A ciência transformou a forma como comemos hoje. Na década de 1940, os biólogos começaram a desenvolver variedades de alto rendimento de milho, trigo e arroz, que, quando combinadas com novos fertilizantes e pesticidas desenvolvidos por químicos, aumentaram drasticamente a quantidade de comida que poderia ser colhida de um único campo, dando início à Revolução Verde. Estas tecnologias baseadas na ciência desencadearam mudanças marcantes na agricultura, aumentando maciçamente a quantidade de alimentos disponíveis para alimentar o mundo, e transformando simultaneamente a estrutura económica das práticas agrícolas.

• vacina contra a varíola
    medicina moderna. No final da década de 1700, Edward Jenner foi o primeiro a mostrar de forma convincente que a vacinação funciona. Em 1800, os cientistas e os médicos estabeleceram a teoria de que muitas doenças são causadas por germes. E na década de 1920, um biólogo descobriu o primeiro antibiótico. Desde a erradicação da varíola, à prevenção de deficiências nutricionais, e a tratamentos bem sucedidos para infeções anteriormente mortais, o impacto da medicina moderna sobre a saúde global tem sido enorme. Na verdade, sem a ciência, muitas pessoas atualmente vivas teriam morrido de doenças que hoje em dia são facilmente tratadas.

O conhecimento científico pode melhorar a qualidade de vida em muitos níveis diferentes — desde o funcionamento rotineiro das nossas vidas quotidianas até questões globais. A ciência ajuda a formar políticas públicas e decisões pessoais em energia, conservação, agricultura, saúde, transporte, comunicação, defesa, economia, lazer e exploração. É quase impossível exagerar o número de aspetos da vida moderna que são afetados pelo conhecimento científico. Aqui vamos discutir apenas alguns desses exemplos. Você pode investigar:

Ou clique em "seguinte" para começar já!

A ciência afeta as nossas vidas quotidianas de muitas maneiras.

equívocos
Equívoco: A ciência não é importante na minha vida.

Retificação: A ciência está profundamente interligada com as nossas vidas quotidianas. Aprenda mais sobre isto.

Foto de autocarro fornecida por SunLine Transit Agency; foto de mercado da USDA; foto de torneira de CDC; foto de medicina do National Institute of General Medical Sciences; foto de lâmpada de U.S. Climate Change Technology Program; foto de telefone de Maine.gov; foto de linhas de alta tensão fornecida por Warren Gretz/NREL; foto de colheita de soja fornecida por Dave Warren/USDA; foto de vacina contra a varíola fornecida por James Gathany/CDC