Explore uma representação interativa de como a ciência se processa. Página original em inglês Home Glossário pesquisa home Compreender a Ciência Para professores Biblioteca de recursos
Começando: Dicas para o professor

O início do ano letivo ou de um período oferece uma oportunidade para envolver os alunos em atividades que ajudam a explicitar a natureza e o processo da ciência. Este também é um bom momento para considerar as abordagens e práticas gerais que irá usar para reforçar esses conceitos chave ao longo do ano. Para não incentivar o desenvolvimento de equívocos, você vai querer rever equívocos comuns dos alunos sobre a natureza e o processo da ciência, bem como equívocos comuns acerca do ensino destes tópicos. Comece revendo as dicas em baixo e continue para as páginas seguinte para aceder a Exemplos de atividades iniciais.

  • Incorpore informação, imagens e desenhos do Saber Ciência nas suas apresentações. Durante o semestre, você pode pedir aos estudantes que leiam e discutam partes deste recurso. Veja o nosso Guia do Saber Ciência para uma visão geral dos conceitos abordados.

  • Ao longo do ano, reforce as mesmas ideias em diversos contextos para que os alunos possam ver a aplicabilidade geral dessas ideias em toda a ciência.

  • Mostre desde o início do ano que a ciência é criativa, dinâmica e divertida!

  • Identifique as perceções dos alunos. Você pode ficar surpreendido com os equívocos que os seus alunos têm sobre a ciência. O inquérito Pensando sobre ciência (documento Word, em inglês) deve levar menos de 10 minutos a realizar, pode ser adaptado para português, e vai ajudá-lo a obter uma compreensão de como os seus alunos percebem e se relacionam com a ciência. Estar ciente de ideias preconcebidas imprecisas vai ajudá-lo a desenvolver materiais e estratégias que ajudam os alunos a construir visões mais precisas da ciência em áreas chave do ensino.


anterior
A sala dos professores na universidade
seguinte
Exemplos de atividades iniciais


Salas dos professores
13-Univ 10-12 7-9 5-6 3-4 P-2

Recursos P-16


Guia do Saber Ciência


Quadro conceptual


Ferramentas didáticas


Dicas e estratégias


Como o Saber Ciência está a ser usado


Corrigindo equívocos


Equívocos acerca de ensinar


Investigação em educação


Brevemente!



Home | Acerca | Copyright | Créditos e Colaboradores | Contactos