Integrando a natureza e o processo da ciência: Modificando o seu ensino atual

Muitas das atividades de laboratório que você usa atualmente podem ser modificadas para melhor integrar, reforçar e tornar explícita a natureza e o processo da ciência. Considere as seguintes questões:

• Há alterações que possam ser feitas nas aulas de laboratório atuais que as tornassem mais baseadas na investigação?

• É dada aos alunos a oportunidade de colocar e modificar as hipóteses, considerar múltiplas linhas de evidência, e vivenciar a lógica do argumento científico?

• Os estudantes são encorajados a fazer perguntas? Sempre que possível, tente responder a essas perguntas e discuta com os alunos como eles podem projetar uma investigação para ajudar a responder às perguntas deles.

• Os alunos são incentivados a trabalhar de forma colaborativa?

• A aula proporciona uma oportunidade para os alunos refletirem sobre a forma como estão a fazer ciência ou, mais geralmente, sobre como a ciência funciona?

Você também pode modificar temas de aula para enfatizar a natureza e o processo da ciência. Por exemplo, este artigo retirado do The American Biology Teacher1 (em inglês) explica como incorporar episódios da história da ciência no seu ensino e realçar os conceitos essenciais da natureza da ciência existentes nesses episódios.

Identificando objetivos de aprendizagem
seguinte
Um guia do Saber Ciência

1Howe, E. 2009. Henry David Thoreau, Forest Succession & The Nature of Science. The American Biology Teacher 71(9):397-404. Com permissão da National Association of Biology Teachers dos EUA.

Salas dos professores
13-Univ 10-12 7-9 5-6 3-4 P-2