Começando: Exemplos de atividades iniciais

As seguintes atividades introdutórias podem dar o tom para o ano escolar, apresentando uma perspetiva precisa e envolvente do que a ciência realmente é. Essas atividades envolvem alunos em aspetos da ciência de uma forma simples e exploratória. Pode ser útil pedir aos alunos para "Definir" ou "Descrever a ciência" antes de iniciar essas atividades. As ideias dos alunos podem ser escritas numa folha, e recolhidas para identificar perceções dos alunos sobre a ciência que você espera reforçar ou mudar ao longo do ano letivo. Continue depois com uma das atividades em baixo para introduzir a natureza dos conceitos científicos. Para tornar os conceitos chave explícitos, após a atividade, inicie uma discussão de turma sobre a atividade inicial com a pergunta: Vocês estavam a fazer ciência? Uma opção que pode tomar é usar definições ou descrições feitas inicialmente pelos alunos nesta discussão.

• Tubos mistério — Nesta aula, é pedido aos alunos para determinar como é o interior do tubo mistério. Trabalhando em grupos, os alunos apresentam explicações (hipóteses) para o que estão a observar e são convidados a testar as suas hipóteses.

• Cães e nabos — Nesta aula, os alunos tentam elaborar uma frase com sentido, virando sucessivamente cartões com palavras escritas. A lição realça a ideia de que, na ciência, as nossas ideias mudam à medida que reunimos mais informações.

• Explorando bolas saltitonas — Nesta aula, os alunos irão explorar as propriedades físicas de uma variedade de bolas e como elas saltam (ou seja, a sua elasticidade). O objetivo da atividade não é necessariamente que os alunos cheguem a uma explicação exata para o fenómeno que eles estão a investigar, mas para proporcionar aos alunos a oportunidade de participar no processo da ciência e refletir sobre ele.

• Investigando uma cena de crime — Dois cães suspeitos e um livro retalhado fornecem uma combinação perfeita para envolver os seus alunos no processo da ciência. Esta apresentação em PowerPoint define a cena do crime, incentiva os alunos a colocar e testar várias hipóteses, e reforça a lógica de uma abordagem científica na solução de problemas quotidianos.

Dicas para o professor
seguinte