Integrando a natureza e o processo da ciência: Ferramentas didáticas

Estas três ferramentas podem ajudá-lo a reforçar conceitos chave sobre a natureza e o processo da ciência juntamente com os seus alunos:

1. O Guia da Ciência examina o que faz a ciência ser ciência — as principais características que distinguem a ciência de outros empreendimentos humanos.

Sugestão de uso pelos alunos: A lista foi desenvolvida para ajudar as pessoas a distinguir investigações com carácter científico das investigações sem esse carácter. Este conceito pode ser apresentado aos alunos deste nível de uma variedade de formas:

• Peça aos alunos para lerem textos sobre cientistas e o seu trabalho, e para seguidamente aplicarem o guia da ciência.

• Apresente exemplos de diferentes tipos de investigações (por exemplo, estudos de astrobiologia conduzidos pelo SETI versus relatos de avistamento de OVNIS), e peça aos alunos para aplicarem o guia da ciência para verem até que ponto as investigações são científicas.

2. O Fluxograma da Ciência fornece uma representação de como a ciência realmente funciona.

Você também pode fazer o download de uma cópia do poster do fluxograma para ter na sua sala de aula, a fim de sublinhar ligações com o fluxograma ao longo do ano letivo. Veja Apresentando o Fluxograma da Ciência para descobrir formas de introduzir o fluxograma à sua turma.

Sugestão de uso pelos alunos: O fluxograma da ciência pode fornecer uma boa referência para os seus alunos, de modo a (1) explicitar os elementos do processo da ciência, e (2) ajudá-los a refletir sobre a sua abordagem científica nas suas próprias investigações.

• Peça aos alunos para projetar os procedimentos a usar numa pequena investigação. Os alunos podem descrever como os seus procedimentos ilustram diversas partes do processo da ciência e discutir os diferentes caminhos seguidos.

• Peça aos alunos para elaborarem um plano de uma investigação a longo prazo. Os alunos irão trabalhar numa questão específica e testar hipóteses. Você pode pedir-lhes para fornecer um relatório escrito que inclua os métodos utilizados, os dados recolhidos, a interpretação dos dados, e uma lista de questões resultantes. Os estudantes podem refletir sobre o processo da ciência, traçando o seu caminho no Fluxograma da Ciência.

• Peça aos alunos para estudar alguns cientistas e as suas investigações (por exemplo, Asteroides e dinossauros: Reviravoltas inesperadas e uma história inacabada). Os alunos podem traçar os caminhos das diferentes investigações e discutir como e porquê os seus próprios caminhos foram diferentes.

• Selecione uma série de vídeos a partir de uma fonte tal como Sexta-feira da Ciência (em inglês) (por exemplo, Os elefantes não saltam e Como a mosca escapa ao mata-moscas) para os seus alunos verem. Peça-lhes para identificar as conexões com o Fluxograma da Ciência.

3. O kit de ferramentas de ciência fornece um conjunto de questões que podem ajudar os seus alunos a aplicar competências de pensamento crítico, a avaliar as mensagens dos meios de comunicação social sobre a ciência, e a melhorar o seu processo de tomada de decisão. Ao considerar uma mensagem ou política científica, os alunos devem ser encorajados a perguntar como sabemos que é verdade, e a considerar as fontes de informação, a qualidade da evidência e possíveis ideias tendenciosas e falsas declarações.

Atividades sugeridas para os alunos:

• Procure notícias sensacionalistas tais como O milagre da terapia genética está ao virar da esquina e discuta com os alunos. Inicie um boletim de exemplos que os alunos encontram nos meios de comunicação social.

• Peça aos alunos para observarem uma série de anúncios na televisão ou em revistas ou jornais. Peça aos alunos para colocarem perguntas apropriadas a partir do kit de ferramentas. Discuta em sala de aula.

• Peça aos alunos para pesquisarem na internet um tema, por exemplo o valor nutricional do hambúrguer, e para encontrar exemplos de recursos tanto confiáveis como não confiáveis. Peça aos alunos para explicarem o seu raciocínio.

Aulas exemplares