contentsíndice   A ciência e a sociedade
  Resumindo a ciência e a sociedade
Perfuração de amostras de núcleos de gelo ao longo do Oceano Ártico para estudar as alterações climáticas.></td>
</tr>
<tr>
<td class=
Perfuração de amostras de núcleos de gelo ao longo do Oceano Ártico para o estudo de alterações climáticas.
Nesta secção, vimos que a sociedade define o percurso da ciência de muitas formas diferentes. A sociedade ajuda a determinar como os seus recursos são aplicados no financiamento do trabalho científico, encorajando alguns tipos de investigação e desencorajando outros. Da mesma forma, os cientistas são diretamente influenciados pelos interesses e necessidades da sociedade, e muitas vezes direcionam a sua investigação para tópicos que a irão servir. E, num nível mais fundamental, a sociedade molda as expetativas, valores, crenças e objetivos dos cientistas — e tudo isto influencia os cientistas na escolha das questões que escolhem para investigar, e como investigam essas mesmas questões

ENVOLVA-SE

Mesmo que não passe os seus dias a fazer a sequenciação do ADN, realizando experiências num acelerador de partículas, ou a analisar a composição de rochas, você pode, ainda assim, influenciar o percurso da ciência com as suas ações a cada dia. Como? Aqui estão algumas sugestões sobre como se envolver mais em investigação científica:

• Altere a forma como as agências financiadoras distribuem os fundos disponíveis para investigação. Por exemplo, se você quiser incentivar a investigação em fontes de energia alternativa, você pode escrever aos seus representantes políticos (e às agências da União Europeia se for cidadão europeu) fazendo-lhex saber que estudos você gostaria de ver financiados.

• Apoie a investigação. Por exemplo, se você quiser que a ciência encontre uma cura para a diabetes juvenil, poderia apoiar uma fundação que promove investigação sobre essa doença.

• Ajude com a recolha e análise de dados. Alguns projetos científicos procuram ativamente a sua ajuda como voluntário. Por exemplo, nos períodos em que não estiver a usar o computador, pode oferecer a sua utilização a químicos de Stanford para ajudar a realizar cálculos sobre a forma das proteínas. Ou você pode ajudar astrónomos, fazendo observações de estrelas variáveis no seu quintal. Para mais informações sobre como se envolver em investigação científica como voluntário, veja organizações como (em inglês) DistributedComputing.info e Citizen Science.

Aqui, vimos como a sociedade influencia a ciência. Mas e o contrário? Como é que a sociedade influencia a ciência? Para descobrir, continue a ler …