Explore uma representação interativa de como a ciência se processa. Página original em inglês Home Glossário pesquisa home Compreender a Ciência Para professores Biblioteca de recursos
Endossimbiose
página 8 de 13
anterioranterior | seguinteseguinte
  Examinar a alternativa
step-by-step hypothesisTodas as observações descritas anteriormente fazem mais sentido se as mitocôndrias tiverem evoluído a partir de bactérias. Se a alternativa — que as mitocôndrias são originárias de uma evolução passo-a-passo no interior da célula — fosse verdade, não seria de esperar que as mitocôndrias passassem para a descendência, tivessem ADN codificante de características específicas ou tivessem parentes próximos bacterianos. Para avaliar de forma imparcial e justa a hipótese alternativa, Margulis tentou imaginar que expetativas esta gerava — para determinar se existia alguma evidência que a apoiassse. Ela argumentou …

Se as mitocôndrias evoluíram passo-a-passo dentro da célula, seria de esperar:

Que existissem organismos que preservassem estádios anteriores da evolução das mitocôndrias — que contivessem "proto" mitocôndrias
Os biólogos conhecem muitos exemplos de formas transitórias, organismos vivos ou extintos que apresentam estruturas "intermédias" que nos ajudam a perceber como ocorreram as grandes alterações na história da vida. Seria razoável supor que, se as mitocôndrias evoluíram a partir de outra estrutura celular, seria possível encontrar alguns organismos com mitocôndrias "transitórias" — formas evolutivas anteriores de mitocôndrias. No entanto, por mais que tentassem, nenhum cientista observou, até hoje, uma estrutura como esta. Todas as células conhecidas na ciência ou têm mitocôndrias completamente desenvolvidas ou não têm nenhuma. Isto faz todo o sentido se as mitocôndrias evoluíram por endossimbiose, mas não se evoluíram a partir de outra parte celular.

Com base na evidência disponível, a hipótese aceite não parecia muito convincente e a hipótese de Margulis era razoável, mas ainda não existia nenhuma evidência conclusiva. Aqui está um resumo de todas as linhas de evidência discutidas até agora:

Expetativas da hipótese endossimbiose

Expetativas da hipótese passo-a-passo


 




Home | Acerca | Copyright | Créditos e Colaboradores | Contactos