Explore uma representação interativa de como a ciência se processa. Página original em inglês Home Glossário pesquisa home Compreender a Ciência Para professores Biblioteca de recursos
  PES: O que pode a ciência dizer?

Leitor de mentes
 
Alguma vez atendeu uma chamada de telefone, apenas para descobrir que quem lhe ligou foi precisamente a pessoa em quem você estava a pensar? Alguma vez teve um sonho que depois realmente aconteceu? Já se sentiu como se alguém conseguisse ler a sua mente? Algumas pessoas podem interpretar esse género de experiências como sendo perceção extrassensorial, ou PES. A PES é definida como uma consciência do mundo que ocorre através de algum outro mecanismo que não os sentidos conhecidos — ler a mente, perceber quando um amigo distante está com problemas, prever o futuro, e outros fenómenos mais comummente associados com ilusionistas do que com ciência. A ciência lida com observações do mundo natural — de galáxias distantes a micro-organismos, passando pelo comportamento humano — e pode lançar luz sobre explicações naturais para essas observações. Então, o que é que a ciência tem a dizer sobre a PES? Embora a PES possa não parecer um tema de estudo para os cientistas, os resultados da PES — conhecimento de eventos em todo o mundo - estão bem dentro do reino da ciência, e por isso podemos usar as ferramentas da ciência para estudar os fenómenos por vezes atribuída a PES.1

Usando estas ferramentas, os cientistas estudaram se a PES existe. As suas experiências exploraram todos os tipos de PES, mas a maioria concentrou-se na leitura da mente. Nas experiências mais típicas, uma pessoa, o emitente, tem um baralho de cartas, cada uma representando um de cinco símbolos (como uma estrela ou cruz), enquanto outra pessoa, o recetor, tenta determinar qual o símbolo que o emitente está a ver. Para eliminar todas as pistas dadas pela linguagem corporal, normalmente o emitente encontra-se fora do campo visual do recetor. Se o recetor conseguisse identificar corretamente o símbolo mais frequentemente do que seria de esperar caso tivesse tentado apenas adivinhar ao acaso, isso sugeriria que a PES realmente existe. No entanto, os investigadores descobriram que os recetores não são particularmente precisos nestas experiências, e nenhuma evidência de leitura da mente ou qualquer outro tipo de PES foi encontrada.2 Como a ciência não descobriu qualquer evidência de que a PES existe mesmo, não foram realizadas investigações científicas dos seus possíveis mecanismos.

Cartas para testar PES
Cartas utilizadas em experiências para investigar se existe PES.

A PES em si não é nem científica nem não científica — mas pode ser estudada de forma científica ou não científica, e os estudos científicos feitos não encontram suporte para a hipótese de que a PES existe. Aqueles que ignoram as evidências e insistem que a PES é um fenómeno natural real, não cumprem um dos aspetos fundamentais do comportamento científico: assimilar a evidência.

Para saber mais sobre comportamento científico, visite Os participantes na ciência comportam-se cientificamente.

resumo
  • A PES pode ser estudada cientificamente, mas estudos científicos não encontraram nenhuma evidência apoiando a ideia de que ela existe.

  • A ciência só pode estudar o mundo natural.

veja também
Saiba mais sobre que temas a ciência pode estudar temas na secção sobre O que é a ciência.



home

1Aqui adotámos uma visão científica da PES. No entanto, algumas pessoas têm uma visão diferente — consideram que PES é um fenómeno espiritual ou sobrenatural, que envolve um outro nível de consciência ou uma dimensão alternativa. Neste caso, a PES não é "natural" num sentido científico e, portanto, não pode ser estudada com as ferramentas da ciência.
2Por exemplo, veja: Milton, J., and R. Wiseman. 1999. Does psi exist? Lack of replication of an anomalous process of information transfer. Psychological Bulletin 125:387-391.

A imagem do poster de Alexander é do domínio público.


Home | Acerca | Copyright | Créditos e Colaboradores | Contactos