Ciência na palma da mão
As ideias científicas e as tecnologias que estas inspiram não formam pares exclusivos; uma ideia científica pode estar associada a muitas tecnologias diferentes e um aparelho tecnológico frequentemente depende de uma infinidade de ideias científicas. Por exemplo, a próxima vez que você pegar no seu telemóvel para fazer uma chamada, faça uma pausa para considerar todas as diferentes ideias científicas embrulhadas naquele pequeno objeto na palma da sua mão.

Clique nos botões a piscar no telemóvel para obter uma ideia da ciência, por vezes estranha, que está por detrás das nossas tecnologias quotidianas.

versão texto

• A ciência muitas vezes gera avanços tecnológicos.

• Em geral, cada nova tecnologia baseia-se em diversas ideias científicas.

Foto do telemóvel por David Smith; Foto do Bakelizador © National Museum of American History, Smithsonian Institution; Emissor e detetor de Hertz, and fotos de pilhas voltaicas por cortesia de John Jenkins, www.sparkmuseum.com; imagem de cristal líquido por cortesia de Dr. Oleg D. Lavrentovich, Liquid Crystal Institute and Chemical Physics Interdisciplinary Program, Kent State University; imagem do sino em vácuo Boyle, R. 1660. New Experiments Physico-Mechanical, Touching the Spring of Air and Its Effects. Oxford.