Explore uma representação interativa de como a ciência se processa. Página original em inglês Home Glossário pesquisa home Compreender a Ciência Para professores Biblioteca de recursos
A estrutura do ADN
página 14 de 14
anterioranterior
  O ADN então e agora
Depois de desvendar a estrutura do ADN, todos os quatro pesquisadores continuaram a estudar genética e biologia molecular, embora seguissem caminhos separados. Wilkins, Watson e Crick continuaram a coligir evidência adicional sobre a estrutura do ADN, a analisar como o ADN se copia, e a investigar o código genético inerente à molécula de ADN. Infelizmente, a pesquisa de Franklin foi interrompida quando morreu de cancro — apenas cinco anos após a publicação na Nature. Isso também fez com que Franklin ficasse de fora em muitas das honras concedidas à sua descoberta, incluindo a possibilidade de um Prémio Nobel — que não pode ser concedido postumamente.

Franklin, Watson, Crick, e Wilkins

A partir da esquerda, Rosalind Franklin em 1956, James Watson nos anos 1980, Francis Crick nos anos 1980, e Maurice Wilkins no início dos anos 1990. Franklin morreu em 1958. Tanto Crick como Wilkins morreram em 2004.

Apesar da sua morte prematura, o trabalho de Franklin, juntamente com o de outros, ganhou um lugar permanente no nosso conhecimento científico acumulado. Pesquisadores genéticos, ainda hoje, trabalham sobre as bases estabelecidas por estas ideias e descobertas há meio século. Se traçarmos as raízes da tecnologia de ponta atual, como impressões digitais de ADN, engenharia genética, e sequenciação do genoma do passado, vamos mais uma vez encontrar-nos no laboratório de difração de raios-X na Universidade de Londres e mexer com modelos em Cambridge. E continuando ainda mais para trás no tempo, vamos encontrar a comunidade de investigadores que preparou o palco para esta descoberta através do desenvolvimento de técnicas de difração de raios X e da descoberta das primeiras peças do puzzle que inspirou Wilkins, Franklin, Watson e Crick a juntarem-se à corrida que levaria à dupla hélice. Dado o grande numero de questões ainda em aberto nesta área, a estrutura do ADN continuará a ser uma evidência chave em muitas novas descobertas que ainda estão para vir.

A descoberta da estrutura do ADN abriu as portas para todo um campo de investigação e aplicações da genética.
A descoberta da estrutura do ADN abriu as portas para todo um campo de investigação e aplicações da genética.

puzzle resolvido
Embora a descoberta da estrutura do ADN seja frequentemente atribuída a Watson e Crick, a história por detrás desta descoberta destaca a dívida que eles têm para com outros investigadores. Invocar pistas descobertas por outros é um tema-chave, não só desta história, mas do processo da ciência em geral. A ciência é um trabalho muito grande e envolve demasiadas ideias complexas para uma pessoa poder conseguir resolver um problema em completo isolamento. Mesmo os poucos cientistas que trabalham sozinhos no seu dia a dia contam com o conhecimento acumulado da comunidade científica como ponto de partida e contribuem com as suas descobertas para essa base de conhecimento para que outros possam construir sobre elas. Devido à natureza colaborativa da ciência, a comunicação — partilhar peças do puzzle — tem desempenhado um papel fundamental em muitas descobertas científicas. Como vimos na corrida para a estrutura do ADN, a ciência não se faz unicamente através do brilho e da boa fortuna de uns poucos indivíduos, mas através do trabalho de uma comunidade diversificada.


QUER SABER MAIS? VEJA ESTAS REFERÊNCIAS

Relatos populares e históricos:

  • Maddox, B. 2003. The Dark Lady of DNA. London: HarperCollins.
  • Watson, J.D. 1969. The Double Helix: A Personal Account of the Discovery of the Structure of DNA. New York: Mentar Books.
Alguns artigos científicos:
  • Avery, O.T., C.M. MacLeod, and M. McCarty. 1944. Studies on the chemical nature of the substance inducing transformation of Pneumococcal types. Journal of Experimental Medicine 79:137-159.
  • Franklin, R., and R.G. Gosling. 1953. Molecular configuration in sodium thymonucleate. Nature 171:740-741.
  • Watson, J.D., and F.H.C. Crick. 1953. A structure for deoxyribose nucleic acid. Nature 171:737-738.

veja também

pontos chave
Use esta história para introduzir os seus alunos ao Fluxograma da Ciência. Veja as versões ensino básico ou ensino secunário desta atividade.




Fotos de James Watson, Francis Crick, e Rosalind Franklin cortesia da Biblioteca e Arquivo Cold Spring Harbor Laboratory, Coleção James D. Watson; foto de Wilkins cortesia de TVNZ; foto de grão genético fornecida pelo USDA, fotos do investigador e PCR fornecidas por NIH

Home | Acerca | Copyright | Créditos e Colaboradores | Contactos