índiceíndice   O lado social da ciência
  Escrutínio científico
A comunidade científica fornece um sistema de controlos e equilíbrios que garante a qualidade do trabalho científico, verifica argumentos criticamente e garante que as ideias são avaliadas de forma imparcial. Este escrutínio pode servir umas quantas funções diferentes — de verificação de factos até à denúncia de erros ou má conduta:

Verificador de factos/crítico
A comunidade avalia evidência e ideias. Os cientistas descrevem o seu trabalho em conferências, em artigos de revistas e em livros. Através da divulgação das suas ideias, métodos de estudo, e dos resultados dos testes, os cientistas permitem que outros membros da comunidade verifiquem o seu trabalho, tanto pela revisão do trabalho que foi feito como pela tentativa de o replicar no seu todo ou em parte. Isto ajuda a assegurar que a evidência satisfaz padrões elevados, que todas as linhas de evidência relevantes são exploradas, que os julgamentos não são baseados em raciocínio incorreto, e, portanto, que a ciência se move na direção de explicações cada vez mais precisas. Por exemplo, em 1989, quando dois cientistas afirmaram ter produzido fusão nuclear a temperaturas inferiores ao que se pensava ser possível, a comunidade científica deitou um olhar mais atento sobre os seus métodos e resultados. Os membros da comunidade encontraram várias maneiras de melhorar as experiências e vários testes que os investigadores originais não tinham realizado. Enquanto isso, outros cientistas começaram a tentar replicar os resultados experimentais e descobriu que eles não podiam ser consistentemente reproduzidos. A comunidade científica finalmente descobriu que a evidência não era convincente o suficiente para justificar a aceitação das reivindicações dos investigadores.

A comunidade equilibra preconceitos e distorções.
A comunidade equilibra preconceitos e distorções. Os cientistas também são pessoas. Eles vêm de diferentes origens, têm crenças pessoais diferentes, e favorecem diferentes hipóteses e teorias — e tudo isso pode resultar em distorções não intencionais — mesmo quando os cientistas se esforçam para se manterem objetivos. Felizmente, a comunidade científica é diversa, e para cada cientista que olha para um resultado com um certo ponto de vista pessoal, há um outro que olha para o mesmo resultado com um ponto de vista oposto. Devido à diversidade da comunidade, preconceitos individuais são compensados e a comunidade como um todo pode avaliar ideias científicas de forma imparcial.

CONTROLO E EQUILÍBRIO

Primatologista Jeanne Altmann

Jeanne Altmann estudou os comportamentos e interações sociais dos primatas, principalmente babuínos, durante mais de 35 anos.

Antes da década de 1970, o campo da primatologia era dominado por homens. Cientistas masculinos observavam e registavam o comportamento de primatas na natureza, os cientistas do sexo masculino desenvolviam explicações para compreender esses comportamentos, e os cientistas masculinos liam e avaliavam o trabalho uns dos outros. E naquele tempo, as observações sugeriam que a vida social dos primatas era em grande parte controlada pelos machos, com as fêmeas a desempenhar um papel mais passivo. Mas isso mudou quando as mulheres cientistas começaram a trabalhar no campo na década de 1970. Devido às suas próprias experiências de género, estas mulheres prestaram mais atenção às subtilezas no comportamento dos primatas do sexo feminino, e revelaram que os primatas fêmea na realidade têm vidas sexuais elaboradas e manipulam o comportamento dos machos de muitas maneiras. Portanto, neste caso, um conjunto diversificado de cientistas contrabalançou os preconceitos uns dos outros, levando a uma compreensão mais completa e precisa das sociedades primatas.

Vigilante / denunciante
A comunidade ajuda a identificar e a eliminar a fraude. Embora a fraude seja rara na ciência, às vezes acontece. Esses casos pontuais de fraude são identificados através da análise pela comunidade científica. Por exemplo, um caso recente em que o médico investigador Jon Sudbø falsificou dados sobre 900 pacientes noruegueses foi descoberto por um outro cientista familiarizado com o grupo de pacientes com os quais ele alegou estar a trabalhar. Porque constroem sobre o trabalho dos outros, os cientistas levam a fraude muito a sério. Ninguém quer desenvolver o seu próprio trabalho sobre uma base instável fornecida por ideias fraudulentas. Para saber mais, avance para A comunidade científica e má conduta.

A ciência depende da sua comunidade de muitas maneiras: desde o mais específico (por exemplo, encontrar um erro num artigo) até ao mais geral (por exemplo, dividindo a enorme quantidade de trabalho que mantém a ciência a avançar). Ser parte dessa comunidade significa cumprir determinadas expetativas …

Os cientistas escrutinam o trabalho uns dos outros. Isso ajuda a manter altos padrões científicos, equilibra os preconceitos que as pessoas possam ter, e leva à descoberta dos casos de fraude.