índiceíndice   O lado social da ciência
  A comunidade científica e má conduta
Alguns tipos de má conduta científica Na página anterior, vimos que a cultura científica implica um conjunto de normas e práticas: examinar ideias, ser honesto, dar crédito onde o crédito é devido, e trabalhar dentro das diretrizes éticas da comunidade. Então o que acontece quando alguém da comunidade não atinge essas expetativas? Na ciência, não respeitar as regras equivale a má conduta científica, ou pelo menos a mau comportamento científico. Faltas graves são raras, mas, no entanto, uma vez que os cientistas são pessoas e têm fraquezas humanas, por vezes acontecem. Pode ser um químico a quem é pedido para rever o artigo de um amigo pessoal e opta por ignorar uma falha na pesquisa — deixando assim de analisar de forma imparcial o trabalho. Talvez seja uma física que realiza uma experiência e escolhe apenas apresentar os resultados que se ajustam à sua hipótese favorita — deixando assim de ser totalmente honesto. Talvez seja um biólogo que escreve um artigo de investigação, mas não cita um estudo anterior que inspirou o trabalho — deixando assim de atribuir crédito de forma justa. Ou talvez seja um psicólogo que estuda um grupo de capacidades de resolução de problemas dos alunos, mas contorna algumas orientações sobre como os participantes devem ser recrutados — deixando assim de trabalhar dentro das diretrizes éticas estabelecidas pela comunidade científica. Este tipo de comportamento vai contra um dos principais objetivos da ciência — construir conhecimento preciso sobre como o mundo funciona de maneiras que são éticas e humanas.

a má conduta em ação

Porque mina os fundamentos da ciência, os cientistas levam a má conduta muito a sério. Em resposta à má conduta, a comunidade científica pode reter estima e consideração, ofertas de emprego, e financiamento, efetivamente impedindo o infrator de participar na ciência. Por exemplo, um cientista que se descobriu ter plagiado partes de um pedido de financiamento ao National Institutes of Health dos EUA provavelmente será impedido de participar em projetos financiados pelo governo federal durante um certo período de tempo, uma punição dura para alguém cujo salário pode ser parcialmente dependente de tais subsídios. Alguns tipos de má conduta são ainda puníveis por lei. Por exemplo, porque falsificou dados em pedidos de financiamento e artigos de revistas, o investigador da área da medicina Eric Poehlman foi multado em 180 mil dólares, foi condenado a um ano de prisão, e recebeu uma proibição vitalícia de receber fundos federais para investigação!
A má conduta científica pode ocorrer quando um cientista não avalia de forma imparcial o trabalho de outros cientistas, não relata honestamente os resultados, não atribui crédito de forma imparcial, ou não trabalha dentro das diretrizes éticas da comunidade.