Conheça os seus alunos: A natureza do aluno do 7º ao 9º ano

O objetivo desta página é a de ajudar a relacionar o que se sabe sobre o desenvolvimento cognitivo dos alunos com o que você quer que eles entendam sobre conceitos de ciência e da natureza da ciência. Utilize esta breve descrição, combinada com o seu conhecimento sobre os seus alunos, para o guiar na tomada de decisões de ensino apropriadas ao ano que ensina.

Os alunos do 7º, 8º e 9º ano, abrangendo aproximadamente as idades de 12 a 14 anos, variam enormemente nos seus níveis de maturidade. Tem sido dito que os estudantes destes anos estão interessados em absolutamente tudo… por meia hora. Para além dos três primeiros anos de vida, este é o período em que os jovens se transformam mais rapidamente. Entram no 7º ano como crianças e saem do 9º como jovens adultos.

Os alunos do 7º ano tipicamente entram no que pode ser o momento mais desorientador da vida. Eles descobriram a sexualidade, mas ainda lidam com a maioria das coisas como crianças. Disputas e bisbilhotices assumem grandes proporções, e estes alunos não toleram a imperfeição em nada nem ninguém.

Os alunos do oitavo ano estão geralmente no processo de aceitar a sua idade adulta emergente, e são muito mais maduros do que alunos do 6º ou 7º ano. Muitos deles compreendem e apreciam a ironia e sagacidade adulta. Embora não sejam crianças e queiram a independência, muitas vezes eles preferem ter orientação de adultos do que assumir toda a responsabilidade.

Alguns alunos do 9º ano são capazes de se concentrar por apenas meia hora, enquanto outros o conseguem fazer por mais de uma hora e meia. Alguns alunos estão prontos para passar do concreto para a discussão de ideias abstratas, enquanto outros se perdem ao tentar. Essas diferenças estão relacionadas com diversos fatores, para além meramente da idade.

A sala dos professores do 7º ao 9º ano
seguinte
Implicações para o ensino

Texto modificado de Making Connections: A Guide to Implementing Science Standards © California Science Teachers Association. 1999. Todos os direitos reservados.