Fusão fria
  Publicação em conferência de imprensa
Em vez de esperar que a comunidade científica tivesse uma palavra a dizer sobre as reivindicações radicais de Pons e Fleischmann — ou mesmo sobre o artigo a ser publicado — a Universidade de Utah realizou uma conferência de imprensa a anunciar o sucesso da fusão a frio ao mundo. Muito pouca informação concreta foi dada, mas os dois cientistas e funcionários da universidade repetidamente realçaram a quantidade de energia que Pons e Fleischmann pensavam que as suas células de fusão poderiam produzir, no futuro, se fizessem as células maiores e melhores. Isso deu ao público uma visão muito otimista da fusão a frio e despertou muito entusiasmo sobre as possibilidades que se abriam, tudo antes de a comunidade científica ter sequer tido a oportunidade de determinar se a fusão a frio era real.

Pons and Fleischmann na conferência de imprensa da Universidade de Utah
Pons (direita) e Fleischmann a 23 de março de 1989, na conferência de imprensa da Universidade de Utah. Este vídeo é tirado de um vídeo da conferência de imprensa, visível em Google videos.