Fusão fria
  Obstáculo à reprodutibilidade
Divulgar descobertas emocionantes é normal, mas publicidade antecipada, em combinação com reduzida revisão pelos pares, causou alguns problemas neste caso. A comunidade científica estava em alvoroço após a conferência de imprensa. Pons e Fleischmann tinham feito afirmações extraordinárias, mas porque o artigo ainda não estava disponível, a comunidade científica não tinha meio de avaliar o trabalho apresentado no artigo — muito menos tentar replicar o trabalho.

Pons e Fleischmann recusaram-se a revelar os detalhes de projeto do seu teste a outros cientistas.

Embora o processo da ciência não exija que cada experiência seja replicada, com resultados tão surpreendentes como os de Pons e Fleischmann — resultados que contradiziam uma teoria bem fundamentada — isso é obrigatório. Afinal, a ciência tem como objetivo descobrir as regras inalteráveis pelas quais o universo opera. Isto significa que um fenómeno deve funcionar da mesma maneira, independentemente de quem está a fazer o teste e onde. A teoria nuclear tinha passado neste teste, mas ainda era preciso ver se a fusão a frio também iria passar.

Diagrama das células de fusão a frio de Pons e Fleischmann
Diagrama detalhado das células de fusão a frio de Pons e Fleischmann, de um de seus artigos publicados.
O trabalho de Pons e Fleischmann estava ainda a várias semanas da publicação, mas isso não deteve os cientistas. Cópias não autorizadas do artigo começaram a circular dentro da comunidade científica por fax — mas quando outros cientistas tentaram recriar a mesma experiência, eles descobriram que o artigo não descrevia todos os detalhes relevantes. Isso não é muito incomum na ciência atual. Muitos procedimentos são complexos e descrevê-los totalmente levaria muitas páginas. Em tais circunstâncias, é esperado que os autores forneçam os pormenores relevantes, mediante pedido. No entanto, Pons e Fleischmann recusaram-se a fornecer essas informações quando solicitados. Funcionários da Universidade de Utah revelaram mais tarde que haviam instruído Pons e Fleischmann para não dar muitos detalhes antes de terem obtido uma patente. A retenção de informações como estas obstrui o processo científico, protegendo as ideias de serem testadas. Mas também este obstáculo seria insuficiente para fazer parar a comunidade científica …