contentsíndice   O que é a ciência?
  Os participantes na ciência comportam-se cientificamente
um guia da ciência A ciência é por vezes retratada erradamente como sendo um esforço de elites em que se tem de ser um membro do "clube" para se ser levado a sério. Isto é um pouco enganador. De facto, a ciência está agora aberta a todos (independentemente da idade, género, religião, aptidão física, etnia, país de origem, inclinação política, miopia, sabor de gelado preferido — o que for!) e beneficia tremendamente da contribuição das perspetivas diversas dos seus participantes. Contudo, a ciência só funciona porque as pessoas envolvidas se comportam "cientificamente" — isto é, comportam-se de modo a impulsionar a ciência.

a ciência é inclusiva

Mas exatamente o que se deve fazer de modo a adotar um comportamento científico? De seguida apresenta-se um código de conduta dos cientistas:

1. Preste atenção ao que os outros já fizeram. O conhecimento científico é cumulativo. Se quiser descobrir coisas novas e excitantes, precisa de saber o que é que os outros já descobriram antes de si. Isto significa que os cientistas estudam profundamente a sua área de modo a compreender o presente estado do conhecimento.

2. Exponha as suas ideias a teste. Esforce-se para descrever e realizar os testes que possam sugerir que você esteja errado e/ou permita que os outros o façam. Isto pode parecer um tiro no seu próprio pé, mas é crítico ao progresso da ciência. A ciência tem por objetivo entender corretamente o mundo, e se as ideias não são submetidas a testes é impossível descobrir se são precisas ou imprecisas!

3. Assimile a evidência. A evidência é o juiz final das ideias científicas. Os cientistas não podem ignorar a evidência. Quando um cientista é confrontado com evidências contraditórias à sua ideia, pode suspender um julgamento sobre essa ideia até mais testes serem realizados, pode rever ou rejeitar a ideia, ou pode considerar caminhos alternativos para explicar a evidência. Mas em última análise, as ideias científicas são sustentadas pela evidência e não podem ser apoiadas se a evidência as rejeita.

4. Comunique abertamente as ideias e testes aos outros. A comunicação é importante por muitas razões. Se um cientista mantém o conhecimento apenas para si, os outros não podem construir conhecimento a partir dessas ideias, verificar o trabalho, ou criar novas formas de testar essas ideias.

5. Fair play: Aja com integridade científica. Esconder evidência, reportar evidência seletivamente, e falsear dados impede diretamente o objetivo principal da ciência — construir um conhecimento preciso acerca do mundo natural. Assim, a manutenção de elevados padrões de honestidade, integridade e objetividade é crucial para a ciência.

Um modelo da Ciência: Rutherford e o átomo UM MODELO DA CIÊNCIA:
RUTHERFORD E O ÁTOMO

As ações de Ernest Rutherford e dos seus colegas impulsionaram a ciência:

• Eles interpretaram o conhecimento relevante da sua área de investigação. Rutherford tinha estudado física durante mais de 20 anos quando propôs a ideia do núcleo.

• Eles expuseram as suas ideias a teste. Apesar de a sua ideia inicial do átomo sugerir que não ocorreria nenhuma retrodispersão, Rutherford foi meticuloso e decidiu à mesma procurar partículas alfa retrodispersas.

• Eles assimilaram a evidência. Quando os seus resultados experimentais não apoiaram o modelo de bolo de passas do átomo, em vez de rejeitar esses resultados como anomalia, modificaram as suas ideias originais com base na nova evidência.

• Eles comunicaram abertamente as suas ideias para que outros físicos as pudessem testar. Rutherford publicou os resultados experimentais, uma descrição do seu raciocínio e a ideia do núcleo em 1911 numa revista científica.

• Eles agiram com integridade científica. No seu artigo sobre este tópico Rutherford atribuiu devidamente créditos (citando as contribuições dos seus colegas Geiger e Marsden) e reportando os seus resultados honestamente — mesmo quando os resultados experimentais e os seus cálculos teóricos não encaixavam na perfeição.

Os cientistas envolvidos nesta investigação comportaram-se de acordo com os cinco pontos do código de conduta dos cientistas. Deste modo — e julgando pelos outros itens do guia da ciência — esta investigação da estrutura atómica está perfeitamente integrada no âmbito da ciência.

A ciência está aberta a todos, mas os seus participantes devem comportar-se cientificamente.

equívocos
Equívoco: A ciência é feita por "homens brancos e velhos".

Retificação: A ciência está aberta a todos e a diversidade da sua comunidade está a aumentar. Leia mais sobre isto.