Integrando a natureza e o processo da ciência: Estratégias para modificar as suas aulas atuais

Muitas das lições e atividades que você usa atualmente podem ser modificadas para melhor integrar, reforçar e tornar explícita a natureza e o processo da ciência. Reveja uma aula sua, identificando as áreas em que o processo da ciência já está incluído. Considere as seguintes questões:

• Ligações já existentes ao processo da ciência podem ser tornadas mais explícitas?

• Há maneiras de aplicar o Guia da Ciência ou o Fluxograma da Ciência para enfatizar a natureza e o processo da ciência?

• A aula proporciona uma oportunidade para esclarecer equívocos que os alunos possam ter sobre a ciência?

• É dada aos alunos a oportunidade de colocar e modificar as hipóteses, considerar múltiplas linhas de evidência, e vivenciar a lógica do argumento científico?

• Os alunos são encorajados a fazer perguntas? Será que eles têm a oportunidade de explicar como poderiam projetar uma investigação que possa responder às suas perguntas?

• Os alunos são incentivados a trabalhar de forma colaborativa?

• A aula proporciona uma oportunidade para os alunos refletirem sobre a forma como estão a fazer ciência ou, mais geralmente, sobre como a ciência funciona?

• Há uma ocasião para incorporar de forma natural uma história retirada da história da ciência? Este artigo (em inglês) do American Biology Teacher1 explica como incorporar episódios da história da ciência no seu ensino.

• A aula proporciona uma oportunidade para discutir a evidência que apoia ou refuta uma determinada ideia?

• Há alguma aplicação relevante e interessante da ideia científica que poderia ser incorporada na aula?

Continue a ler para ver como estas questões podem ser úteis. E não se esqueça de consultar as nossas dicas e estratégias adicionais quando estiver a programar as suas aulas para o ano letivo.

Identificando objetivos de aprendizagem
seguinte
Exemplos de aulas modificadas

1Howe, E. 2009. Henry David Thoreau, Forest Succession & The Nature of Science. The American Biology Teacher 71(9):397-404. Com permissão da National Association of Biology Teachers.