Integrando a natureza e o processo da ciência: Ferramentas didáticas

Estas três ferramentas podem ajudá-lo a reforçar conceitos chave sobre a natureza e o processo da ciência juntamente com os seus alunos:

1. O Guia da Ciência examina o que faz a ciência ser ciência — as principais características que distinguem a ciência de outros empreendimentos humanos.

Sugestão de uso pelos alunos: A lista foi desenvolvida para ajudar as pessoas a distinguir investigações com carácter científico das investigações sem esse carácter. Este conceito pode ser apresentado aos alunos deste nível de uma variedade de formas:

2. O Fluxograma da Ciência fornece uma representação de como a ciência realmente funciona.

Você também pode fazer o download de uma cópia do poster do fluxograma para ter na sua sala de aula, a fim de sublinhar ligações com o fluxograma ao longo do ano letivo. Veja Apresentando o Fluxograma da Ciência para descobrir formas de introduzir o fluxograma à sua turma.

Sugestão de uso pelos alunos: O fluxograma da ciência pode fornecer uma boa referência para os seus alunos, de modo a (1) explicitar os elementos do processo da ciência, e (2) ajudá-los a refletir sobre a sua abordagem científica nas suas próprias investigações.

• Peça aos alunos para projetar os procedimentos a usar numa pequena investigação. Os alunos podem descrever como os seus procedimentos ilustram diversas partes do processo da ciência e discutir os diferentes caminhos seguidos.

• Peça aos alunos para elaborarem um plano de uma investigação a longo prazo. Os alunos irão trabalhar numa questão específica e testar hipóteses. Você pode pedir-lhes para fornecer um relatório escrito que inclua os métodos utilizados, os dados recolhidos, a interpretação dos dados, e uma lista de questões resultantes. Os estudantes podem refletir sobre o processo da ciência, traçando o seu caminho no Fluxograma da Ciência. Por exemplo, veja Projetando a sua própria experiência.

• Peça aos alunos para lerem uma notícia recente sobre ciência (por exemplo, Evidências mostram que Marte já teve um oceano) e aplique o fluxograma para traçar o processo da ciência.

• Peça aos alunos para estudar alguns cientistas e as suas investigações (por exemplo, Asteroides e dinossauros: Reviravoltas inesperadas e uma história inacabada). Os alunos podem traçar os caminhos das diferentes investigações e discutir como e porquê os seus próprios caminhos foram diferentes.

• Selecione uma série de vídeos a partir de uma fonte tal como Sexta-feira da Ciência (em inglês) (por exemplo, Os elefantes não saltam e Como a mosca escapa ao mata-moscas) para os seus alunos verem. Peça-lhes para identificar as conexões com o Fluxograma da Ciência.

3. O kit de ferramentas de ciência fornece um conjunto de questões que podem ajudar os seus alunos a aplicar competências de pensamento crítico, a avaliar as mensagens dos meios de comunicação social sobre a ciência, e a melhorar o seu processo de tomada de decisão. Ao considerar uma mensagem ou política científica, os alunos devem ser encorajados a perguntar como sabemos que é verdade, e a considerar as fontes de informação, a qualidade da evidência e possíveis ideias tendenciosas e falsas declarações.

Atividades sugeridas para os alunos:

• Reúna exemplos de relatórios nos meios de comunicação social que fazem uma afirmação científica. Peça a grupos de alunos para analisar os relatórios com base no Kit de Ferramentas. Crie um quadro de avisos sobre afirmações científicas, incentivando os alunos a trazer os seus próprios exemplos de utilização abusiva ou deturpação da ciência.

• Peça aos alunos para procurarem em artigos científicos na imprensa popular exemplos que façam referência ao caráter provisório das ideias científicas (por exemplo, "inúmeras incertezas permanecem sobre …") ou aos pontos de vista da comunidade científica acerca de determinada ideia (por exemplo, "Alguns cientistas acreditam que …"). É o caráter provisório da ideia exagerado, subestimado, ou justificado? Discuta cada exemplo.

• Procure notícias sensacionalistas tais como O milagre da terapia genética está ao virar da esquina e discuta com os alunos. Inicie um boletim de exemplos que os alunos encontram nos meios de comunicação social.

• Encontre exemplos de artigos de jornal, onde controvérsias científicas sejam mencionadas. Discuta a validade da reivindicação de controvérsia. Discuta os benefícios da existência de verdadeira controvérsia científica.

• Peça aos alunos para pesquisarem na internet um tema, por exemplo o valor nutricional do hambúrguer, e para encontrar exemplos de recursos tanto confiáveis como não confiáveis. Peça aos alunos para explicarem o seu raciocínio.

• Peça aos alunos para oferecerem exemplos de circunstâncias em que eles ou um membro da sua família tenha tido a necessidade de avaliar afirmações científicas para tomar uma decisão (por exemplo, comprar um carro novo). Peça aos alunos para explicarem como é que investigaram as afirmações e tomaram a sua decisão.

4. A secção do Saber Ciência — Intro, que aborda a natureza não-linear do processo da ciência, está disponível em pdf, que pode ser usado para os alunos lerem. Uma forma eficaz de utilizar esta ferramenta seria dar essa secção aos alunos no início do ano para a ler e discutir, e depois referir o documento ao longo do ano, à medida que os alunos encontram exemplos desses conceitos no contexto das aulas.

Aulas exemplares