Conheça os seus alunos: Implicações para a compreensão da natureza da ciência

Alunos do 5º ano precisam de orientação no desenvolvimento e implementação de investigações que sigam uma progressão lógica, e em reconhecer a relação entre uma explicação e as evidências que lhe são pertinentes. Atividades em que os alunos refinam e reorientam as suas perguntas vão ajudá-los a desenvolver a capacidade de formar questões científicas testáveis. Deve ser dada a oportunidade a alunos do 5º ano de interpretar dados e de pensar criticamente sobre se a evidência apoia ou não determinadas explicações científicas. Exemplos históricos podem ser usados para ajudar os alunos do 5º ano a compreender a natureza e o processo da ciência, que a ciência é um empreendimento humano e da comunidade, e que as pessoas beneficiam do conhecimento adquirido através da ciência.

Os alunos que entram no 6º ano participaram em investigações desde o pré-escolar até ao 5º ano que formam as fundações para a sua compreensão, em desenvolvimento, do que a ciência é, como a ciência funciona, e que a ciência é um empreendimento humano e da comunidade. Através de experiências práticas de ciências, os alunos nestes anos do ensino básico continuam a desenvolver competências de investigação e uma compreensão da natureza e do processo da ciência.

O uso de estudos de caso e históricas sucintas podem ajudar os alunos a compreender que a comunidade científica é muito variada, que muitos cientistas trabalham em equipa, e que todos os cientistas comunicam com os outros acerca das suas investigações, evidências, e explicações. Através de exemplos históricos e modernos, você pode mostrar que homens e mulheres provenientes de uma variedade de etnias e culturas se envolvem em atividades de ciência, e que a ciência é um empreendimento humano e da comunidade assente na honestidade intelectual, ceticismo, e abertura a novas ideias.

Implicações para o ensino
seguinte