Integrando a natureza e o processo da ciência: Exemplos de aulas modificadas

Quase qualquer lição pode ser modificada para melhor integrar, reforçar e tornar explícita a natureza e processo da ciência. Para ver como, visite Modificando as suas aulas atuais e Dicas e estratégias de ensino adicionais. A aula em baixo é um exemplo de uma aula de biologia modificada. À medida que o site Saber Ciência continuar a crescer, serão adicionados novos exemplos de aulas de outras disciplinas.

Aula: Passarolas

Resumo: O processo de seleção natural é apresentado aos alunos, bem como os requisitos essenciais de variação, hereditariedade, seleção e tempo. Nesta atividade, os alunos simulam a alimentação de aves com "bicos", que diferem em tamanho. A proporção de aves com bicos grandes, médios e pequenos muda em resposta aos tipos disponíveis de alimentos. Passarolas é uma lição sobre a evolução, e não sobre a natureza e o processo da ciência. No entanto, existem modificações que podem ser feitas de modo a conectar esta simulação com a ciência real.

Modificações sugeridas:

• Enfatize a importância da partilha e análise de dados. Cada turma de alunos vai observar mudanças um pouco diferentes nas suas populações de Passarolas. Recolha dados de todas as turmas para compartilhar entre os alunos. Compare os resultados combinados de todas as turmas com as de cada turma individual. Porque é que eles são diferentes? Será que os alunos realmente esperariam que todas as turmas obtivessem exatamente os mesmos resultados — mesmo considerando que todos eles implementaram o procedimento da mesma maneira? Porquê ou porque não? Será que ter dados de várias classes aumenta ou diminui a confiança dos alunos nas suas conclusões sobre a atividade? Use estas perguntas para começar a explicar as questões de confiança e incerteza na ciência.

• Enfatize que a ciência é feita por pessoas. Esta atividade é baseada na pesquisa de Peter e Rosemary Grant, que estudaram as mudanças nas populações de tentilhões, em resposta às mudanças ambientais nas Ilhas Galápagos. Conte a história dos Grant e dos seus dados reais, encontrados em Finch Beak Data Sheet (em inglês). Uma narrativa mais completa da história pode ser encontrada no livro The Beak of the Finch, por Jonathan Weiner. Discuta os benefícios e os resultados de pesquisa dos Grant.

Modificando as suas aulas atuais
seguinte
Aulas exemplares