Conheça os seus alunos: Implicações para a compreensão da natureza da ciência

Os alunos que entram no 7º ano participaram em investigações desde o pré-escolar até ao 6º ano que formam as fundações para a sua compreensão, em desenvolvimento, do que a ciência é, como a ciência funciona, e que a ciência é um empreendimento humano e da comunidade. Através de experiências práticas de ciências, os alunos nestes anos do ensino básico continuam a desenvolver competências de investigação e uma compreensão da natureza e do processo da ciência. Alunos do 7º, 8º, e 9º anos do ensino básico devem envolver-se em atividades que os ajudem a pensar criticamente sobre evidência e sobre a relação entre evidência e explicação.

Durante estes anos do ensino básico, os alunos tendem a ignorar a evidência que não apoie o seu pensamento e as suas explicações sobre o mundo. Portanto, as investigações que desafiam as suas explicações e entendimentos atuais devem fazer parte do ensino dado.

Alunos destes anos do ensino básico devem ser envolvidos na condução de investigações focadas em fornecer explicações para as perguntas que são relevantes e significativas para eles. Estas investigações devem desenvolver competências do aluno tais como observar, testar as suas ideias, recolher dados relevantes, procurar padrões nos seus dados, comunicar e partilhar com os outros, e ouvir e questionar as explicações propostas por outros. Uma vez que alunos do 7º, 8º, e 9º ano tenham desenvolvido estas competências, eles podem começar a compreender que os cientistas dependem de múltiplas linhas de evidência, que a ciência é aberta a novas ideias, que a ciência aceita novas ideias se a evidência sugerir que elas são as melhores explicações disponíveis, e que nova evidência pode causar revisão das ideias.

A diferenciação entre ciência e tecnologia pode começar quando os alunos estão no 3º ciclo do ensino básico — já que esta distinção não é fácil de compreender para alunos do sexto ano. A participação em tarefas de conceção e de resolução de problemas pode formar a base para a compreensão das semelhanças, diferenças, e relações entre ciência e tecnologia, e pode ajudar os alunos a aprender que a ciência e a tecnologia dependem uma da outra.

Alunos destes níveis de ensino podem ter ainda dificuldade em propor explicações baseadas na lógica e evidência, em vez de sobre as suas conceções anteriores do mundo natural. Deve ser pedido aos alunos para construirem explicações baseadas no conhecimento científico, e para avaliarem as suas próprias explicações, bem como as explicações feitas pelos cientistas.

Estratégias de questionamento apropriadas, juntamente com o exame e discussão de ideias em sala de aula, podem ser usadas para ajudar os alunos a desenvolver competências de análise de dados. Deve ser pedido aos alunos para explicarem a relação entre a evidência científica e ideias, bem como para explorarem explicações alternativas.

O uso de estudos de caso e históricas sucintas podem ajudar os alunos a compreender que a comunidade científica é muito variada, que muitos cientistas trabalham em equipa, e que todos os cientistas comunicam com os outros acerca das suas investigações, evidências, e explicações. Através de exemplos históricos e modernos, você pode mostrar que homens e mulheres provenientes de uma variedade de etnias e culturas se envolvem em atividades de ciência, e que a ciência é um empreendimento humano e da comunidade assente na honestidade intelectual, ceticismo, e abertura a novas ideias.

Implicações para o ensino
seguinte