|
|
Integrando a natureza e o processo da ciência: Modificando o seu ensino atual
Muitas das atividades de laboratório que você usa atualmente podem ser modificadas para melhor integrar, reforçar e tornar explícita a natureza e o processo da ciência. Considere as seguintes questões:
- Há alterações que possam ser feitas nas aulas de laboratório atuais que as tornassem mais baseadas na investigação?
- É dada aos alunos a oportunidade de colocar e modificar as hipóteses, considerar múltiplas linhas de evidência, e vivenciar a lógica do argumento científico?
- Os estudantes são encorajados a fazer perguntas? Sempre que possível, tente responder a essas perguntas e discuta com os alunos como eles podem projetar uma investigação para ajudar a responder às perguntas deles.
- Os alunos são incentivados a trabalhar de forma colaborativa?
- A aula proporciona uma oportunidade para os alunos refletirem sobre a forma como estão a fazer ciência ou, mais geralmente, sobre como a ciência funciona?
Você também pode modificar temas de aula para enfatizar a natureza e o processo da ciência. Por exemplo, este artigo retirado do The American Biology Teacher1 (em inglês) explica como incorporar episódios da história da ciência no seu ensino e realçar os conceitos essenciais da natureza da ciência existentes nesses episódios.
|
|
|
|
|