Explore uma representação interativa de como a ciência se processa. Página original em inglês Home Glossário pesquisa home Compreender a Ciência Para professores Biblioteca de recursos
Integrando a natureza e o processo da ciência: Aulas exemplares

Sentindo a energia (em inglês) — Nesta aula, os alunos usam missangas sensíveis à radiação ultravioleta para realizar experiências simples que ajudam a explorar a energia invisível produzida pelo Sol. Os alunos são incentivados a fazer observações cuidadosas, fazer medições, registar dados, explicar o que esperam que aconteça em determinadas situações, e a comunicar as suas conclusões. Uma introdução abrangente é fornecida, enfatizando as ligações com o modo como a ciência é realmente feita.

Exposição aos elementos e erosão — Nesta atividade, pares de alunos realizam uma série de experiências para explorar os processos e os efeitos da exposição aos elementos e erosão. Usando os resultados dessas explorações, eles projetam e realizam outra experiência comparando as taxas de erosão em diferentes biomas. Esta atividade mostra como os cientistas usam observações iniciais para formar uma hipótese e como os resultados de um estudo ou experiência podem inspirar outra hipótese.


anterior
Exemplo de uma aula modificada
seguinte
Ferramentas didáticas


Versão pedagógica
Esta página segue a divisão de níveis de ensino norte-americana. Se é de Portugal ou do Brasil, pode preferir ver a versão para o sistema de ensino PT/BR.
Salas dos professores
13-Univ 9-12 6-8 3-5 K-2

Recursos P-16


Guia do Saber Ciência


Quadro conceptual


Ferramentas didáticas


Dicas e estratégias


Como o Saber Ciência está a ser usado


Corrigindo equívocos


Equívocos acerca de ensinar


Investigação em educação


Brevemente!



Home | Acerca | Copyright | Créditos e Colaboradores | Contactos