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Conheça os seus alunos: Implicações para o ensino

Alunos dos 3º, 4º e 5º anos precisam de muitas oportunidades para participar em atividades de grupo. Eles gostam de trabalhar cooperativamente e são mais produtivos a trabalhar desta forma. Além disso, trabalhar em projetos de turma constrói um senso de unidade e coesão durante estes anos.

Atividades para alunos do 3º ano devem basear-se no seu grande interesse no mundo natural. Atividades que integram a capacidade de categorizar são importantes. Atividades em que os alunos têm a oportunidade de desmontar coisas, descobrir como elas funcionam, e montá-las novamente podem ser uma parte efetiva e integral da sala de aula do 3º ano.

Alunos do 4º ano precisam de paciência e compreensão por parte dos professores. Durante o trabalho em grupo, alunos do 4º ano podem argumentar sobre regras e factos. Eles podem precisar de oportunidades e de orientação na busca de explicação dos factos, como as coisas funcionam, e porque as coisas acontecem como acontecem. No entanto, como esses alunos está a desenvolver a capacidade de lidar com mais de uma variável, eles são capazes de pensar em termos de questões do tipo "se, então". Atividades que permitem a exploração científica aos alunos do 4º ano fornecem a base para uma compreensão mais sólida do processo científico.

Alunos do 5º ano estão fundamentalmente interessados em categorização, seriação e ordenação, bem como em coleções e sua organização. Exatidão e organização são os pontos fortes destes alunos. Este é um momento privilegiado para ensinar a classificação biológica e genética simples. Nesta idade, o uso de ferramentas científicas (balanças, microscópios) pode ser introduzido com sucesso. Além disso, os alunos podem começar a compreender o valor de repetir experiências, de isolar variáveis, e de utilizar múltiplos atributos para descrever fenómenos. Os professores podem alavancar o gosto de alunos do 5º ano por memorização selecionando para o estudo factos que podem ser aplicados a entendimentos mais amplos. Devem ser dadas inúmeras oportunidades aos alunos para aplicar esse conhecimento para resolver problemas.


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Natureza do aluno do 3º ao 5º ano
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Implicações para a compreensão da natureza da ciência


Texto modificado de Making Connections: A Guide to Implementing Science Standards © California Science Teachers Association. 1999. Todos os direitos reservados.

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Recursos P-16


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